[Fechar]

Últimas notícias

ELEIÇÕES 2012 - Justiça cassa candidatos a prefeito e vice de Ubiratã

A justiça eleitoral de Ubiratã, no Centro Oeste do estado, cassou e declarou a ilegibilidade por 8 anos dos candidatos a prefeito, Orlando Francisco Vieira Filho (PSDB), o Orlandinho da Farmácia, e de seu vice, Ionildo Silva Pereira (PPS), o Nil Pereira, por uso ilegal de servidores e bens pertencentes a prefeitura e por manter contabilidade informal de gastos de campanha. Os dois, que encabeçavam a chapa "Siga em Frente Ubiratã", foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral que apresentou provas materiais das acusações, obtidas através de mandados de busca e apreensão cumpridos no gabinete de Orlandinho, atual vice-prefeito da cidade. A decisão é primeira instância e cabe recurso no TRE-PR.

Além da cassação de sua candidatura, o vice-prefeito Orlandinho da Farmácia também deverá ser denunciado pelo MP como réu em ação criminal por prometer "facilidades" no processo de seleção do programa Minha Casa, Minha Vida, em troca de votos. Indiciado por estelionato na polícia civil, Orlandinho também deve ser investigado pela Polícia Federal pelo suposto crime. O programa habitacional é financiado pelo governo federal.
No mérito da sentença de cassação, a justiça afirma que o vice-prefeito continuou se valendo da função de gestor do "Minha Casa, Minha Vida", para angariar votos durante a campanha. Documentos do programa, com data posterior a sua desincompatibilização do cargo, foram apreendidos no gabinete de Orlandinho. Até mesmo uma placa do programa habitacional com a propaganda institucional do governo federal, foi tapada com uma lona preta para beneficiar o vice-prefeito, segundo descreveu no mérito o juiz eleitoral. De acordo com o MP, a intenção era "uma clara manobra" para difundir a falsa ideia de que o programa era promovido pelo município.
Os candidatos foram procurados pela reportagem, mas não foram localizados.

FONTE - Gazeta do Povo

Nenhum comentário

UA-102978914-2