[Fechar]

Últimas notícias

Projeto de Brandão Junior institui Dia Estadual do Sistema Braille no Paraná

 Projeto de Brandão Junior institui Dia Estadual do Sistema Braille no Paraná
O deputado estadual Hermas Brandão Junior protocolou o Projeto de Lei para que o dia oito de abril seja celebrado como o “Dia Estadual do Sistema Braille”.
Louis Braille foi o criador do sistema de leitura para portadores de deficiência visual, nasceu em 4 de janeiro de 1809; e faleceu em 6 de fevereiro de 1852. O sistema de leitura ficou conhecido pelo seu sobrenome.Ele desenvolveu seu próprio método baseado em 6 pontos, logo inserindo a notação numérica e musical. Aos 15 anos, Louis Braille começou a lecionar no instituto e, no ano de 1829, publicou o seu método. Foi reconhecido pelo estado francês depois de morto, no ano de 1952.
No projeto, o parlamentar frisa que as entidades públicas e privadas realizarão eventos destinados a reverenciar a memórias de Louis Braille, divulgando e ressaltando a importância do sistema por ele criado na educação, habilitação, reabilitação e profissionalização da pessoa cega, por meio de ações que fortaleçam o debate social acerca dos direitos da pessoa cega e a sua plena integração na sociedade; promovam a inserção da pessoa cega no mercado de trabalho; difundam orientações sobre a prevenção da cegueira; difundam informações sobre a acessibilidade material, à informação e à comunicação, pela aplicação de novas tecnologias; incentivem a produção de texto em Braille e promovam a capacitação de profissionais para atuarem na educação, habilitação e reabilitação da pessoa cega, bem como na editoração de textos em Braille.
 fonte - np diario

Nenhum comentário

UA-102978914-2