[Fechar]

Últimas notícias

Celso Silva e as perspectivas para Bandeirantes em 2013

Em Brasília, o prefeito Celso Silva conta com apoio do deputado João Arruda nas articulações com a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e órgãos do Governo Federal

O prefeito de Bandeirantes Celso Silva (PDT) conquistou nas urnas das eleições de 2012 o aval popular para dar continuação aos trabalhos da sua primeira gestão por mais quatro anos. 

As perspectivas para este segundo mandato, de acordo com Celso Silva, são positivas e com a consciência de que é fundamental equiparar e/ou até mesmo se sobressair com relação a primeira gestão. Porém, para 2013, ponderação é a palavra que irá conduzir as ações. 

"Essa ponderação será de acordo com a realidade da macro economia mundial que reflete na arrecadação e, sucessivamente, para os municípios que dependem dos entes federados, que é o nosso caso. Apesar do otimismo dos governos que falam num crescimento de 3% para este ano, particularmente, devemos agir com cautela em relação aos investimentos e recursos próprios do município", avalia.

Segundo Celso Silva, paralelamente às questões econômicas, as prioridades para este ano são de concluir as obras já iniciadas. "Somente depois vamos começar outras e novas obras. Vamos concluir o que está em andamento, como por exemplo, o Complexo Esportivo Paraíso, que está na fase final; a Super Creche, que aliás, houve insolvência com a empresa construtora no qual não estava cumprindo o contrato e por isso abrimos uma nova licitação", comenta e menciona ainda as demais obras federais em andamento, como as melhorias no Campo São Bento, recursos oriundos via Ministério do Turismo;

readequação na baixada da avenida Bandeirantes com instalação de rotatória; obras do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento 2) de água; setenta e três módulos sanitários; ligação asfáltica dos bairros Carvalho Henrique e Matida; Aterro Sanitário; Escola Brasil Profissionalizado que está em fase avançada; e ainda a primeira etapa do Parque de Exposição da Bela Vista. 

"Em todas estas obras são aplicadas as contrapartidas do município que são, no mínimo, 20% sobre o valor. Essa porcentagem quem define é a prefeitura, como por exemplo, a contrapartida para as obras de ligação do Carvalho Henrique e Matida foi superior ao repasse federal. Em andamento junto a CEF (Caixa Econômica Federal) está o projeto do Parque Temático Ecológico na Vila São Pedro e recape asfáltico e urbanização na sede do Distrito do Sertãozinho e San Rafael; além de investimentos no entorno do Parque do Povo/Vila Santa Maria e Vila Lordani via Paranacidade", recorda e completa sobre as finalizações das casas populares no conjunto Julieta Lordani em que das 144 unidades, 92 estão com alvenaria concluída. 

“E a Cohapar também deve dar inicio a construção das 202 moradias no conjunto Mário Sérgio Messias”, acrescenta.

As obras com investimentos próprios do município também estão em andamento como, por exemplo, as novas instalações do Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) que será ao lado do Tiro de Guerra; a quadra esportiva do Conjunto Ouro Verde; ampliação e reforma das escolas municipais Moacir Castanho e Leda de Lima Canário, em ambas serão implantadas o ensino integral. “Na área da saúde, projetos estão em andamento para a construção dos PSFs na Vila Lordani e Loteamento Domingos Zambon. Projetos estes que já estão aprovados”, afirma.

PRIORIDADES – As prioridades para 2013, que são de concluir as obras já iniciadas e os projetos que estão em andamento, a ‘oxigenação’ no formato da administração pública de Bandeirantes passará por reforço ‘na musculatura’ do setor de tributação e receita. “Vamos iniciar um projeto de estruturação do setor com a formação de uma equipe fiscalizadora, objetivando incrementar a arrecadação sem aumento nos valores de impostos, porém vamos buscar operacionalizar a questão de taxas municipais e o ISSQN”, cita. 

Questionado sobre alterações nos cargos e remanejamentos, Celso Silva disse que pouco será alterado. “Faremos sim, pouco, mas faremos buscando extrair o potencial de cada um para determinada atividade. Temos excelentes gestores, pessoas capacitadas e qualificadas. Faremos esta ‘oxigenação’ nos setores seguindo critérios, definindo potencial de forma que também vamos equacionar a questão dos compromissos políticos junto aos aliados que nos deram a sustentação política. Porém, sem abrir ‘mão’ e a prerrogativa da governabilidade”, reforça.

Com relação à Câmara de Vereadores, o prefeito disse que o respeito e o diálogo são fundamentais para o cumprimento do plano de governo com foco na relação direta com a comunidade e do bem comum para todos os moradores.

AS PROPOSTAS – Entre as propostas apresentadas durante a campanha eleitoral, Celso Silva afirma que este ano deve iniciar o processo de implantação do Parque do Povo. “Acredito que teremos que readequar alguns aspectos do projeto, mas com recursos próprios poderemos dar início”, pondera. Com relação ao parque industrial, Silva explica que o município deverá formatar um plano diretor de ocupação que visa, entre outros pontos, orientar e  organizar o espaço físico da área industrial e de prestação de serviços.

“Atraindo investidores e gerando emprego e renda para nossa comunidade”, menciona e destaca que também será realizado um plano de ocupação na área ‘antigo dos escoteiros’, saída para Santa Mariana. “Vamos definir quais serão os critérios para empresas se estabelecerem ali”, completa.

Ainda nas propostas, Celso Silva citou sobre o projeto de construção de mais 460 casas ao lado do conjunto Julieta Lordani, sendo que 90% das unidades será destinadas para famílias com renda até três salários mínimos e outros 10% para outras faixas de renda. “Será uma obra de parceria público-privada”, comenta.

Ainda na expectativa para este ano, sendo de iniciativa do Governo do Estado, é a construção da nova Ciretran e da Escola Estadual da Bela Vista. “Ainda voltado para a educação queremos este ano estruturar, na antiga secretaria de educação, a UAB (Universidade Aberta do Brasil); e ainda solicitar o ensino integral na Escola Santa Terezinha. 

Nossa pretensão também é de renovar a fora de ônibus para transporte escolar e dar continuidade ao apostilamento, visando elevar cada ano o nosso IDEB. Uma de nossas propostas é de realizar uma avaliação no início do ano letivo uma prova similar à Prova Brasil e no final do primeiro semestre repetir e fazer um comparativo sobre o desenvolvimento. É uma maneira de monitorar quais são os alunos com déficits e fazer reforço a partir do segundo semestre”, avalia.

Para este ano, melhorias na segurança também fazem parte do foco administrativo para a aquisição de três unidades semafóricas e a solicitação de instalação de câmeras de vigilância nas principais ruas comerciais. “Também estamos à disposição do Conseg e da ACIAB para a discussão da implantação da zona azul tendo na coordenação uma entidade filantrópica”, sugeriu.

Para o setor da agricultura, aquisições de três caminhões e rolo compactador novos, e implementos completos seminovos, irão auxiliar no atendimento aos produtores rurais. “Internet rural terá continuidade e queremos oferecer serviço de assistência técnica com profissional exclusivo, via concurso público, para atender o setor de olerícola/estufas”, anuncia e ressalta que os serviços de melhorias e readequação de estradas rurais continuam.

“Até o final deste ano queremos atingir mais 100 km de estradas rurais”, visualiza. Compondo ainda o quadro vinculado à agricultura, o setor do meio ambiente também é uma das preocupações do prefeito. “Vamos entrar com um projeto de lei em que será estipulado que, qualquer construção sendo feita, será obrigatório o plantio de pelo menos uma árvore nativa adaptável junto a este imóvel. Em consequência, claro, vamos estruturar nosso viveiro municipal”, argumenta e lembra que os podadores de árvores também deverão receber orientações sobre a forma correta de poda e ainda sobre legislação ambiental.

Na saúde, Celso Silva relata que o município convocou mais médicos aprovados em concurso público especializados em clinica geral e oftalmologia, além de fisioterapeuta. “Entre os projetos voltados para a saúde está o atendimento domiciliar com fisioterapeutas para idosos acamados. Temos ainda a construção do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), e ainda dando continuidade ao apoio na construção da UTI da Santa Casa”, elencou.

Entre as ações na área da saúde, Silva também mencionou a necessidade de realizar um recadastramento dos usuários do SUS. “Há hoje uma distorção da realidade. Há pessoas de outras cidades que utilizam endereço de parentes aqui. Temos que corrigir quem realmente é de Bandeirantes, para que o atendimento seja exclusivamente para a nossa população. Tal situação está sufocando a saúde de Bandeirantes”, defende.

A reportagem é da Folha do Norte Paranaense e foi extraída do site da prefeitura de Bandeirantes

Nenhum comentário

UA-102978914-2