[Fechar]

Últimas notícias

AUDIÊNCIA PÚBLICA DESMENTE NECESSIDADE DE “MORATÓRIA” NA PREFEITURA DE CAMBARÁ.




Em uma Audiência Pública realizada no mês de março deste ano de 2013, no recinto da Câmara Municipal, o ex – prefeito José Salim Haggi Neto, ou Neto como ficou conhecido, desmentiu a necessidade da atual administração do município, pela realização de uma “moratória”, que vigorou no período de janeiro à março do corrente ano.
A “moratória” teria razão de ser, pelo não pagamento de contas realizadas durante a gestão de Neto e Claudio, finalizada em 31 de dezembro de 2012, o que o ex – prefeito provou através de Relatórios apresentados na Câmara Municipal, pelos responsáveis contábeis de sua administração, Nestor Frediani e Denise Kuribayashi, não ter ocorrido. Os Relatórios mostraram que todas as contas do exercício de 2012 foram pagas, e que dinheiro foi deixado em conta para pagar os encargos que venciam no mês de janeiro de 2013, desmontando a encenação feita pelos atuais administradores, de que não estavam conseguindo trabalhar nos primeiros meses do ano devido às dívidas herdadas de Neto e Claudio. Da apresentação, constou o fato de que quase R$ 13 milhões foram deixados nos cofres da Previdência dos servidores municipais.
Neto não acusou os atuais administradores pela realização da “moratória”, e pela lentidão dos serviços neste início de gestão. Atribui os fatos ao desconhecimento e despreparo da equipe de servidores contratada. “Lamento que os profissionais que atuaram na Prefeitura durante o mandato de Neto e Claudio não tenham sido aproveitados pelos atuais administradores, especialmente na área contábil, que é o cérebro de um serviço público. Quem perdeu com isto foi a população”, diz o ex – prefeito.
Neto como em outras entrevistas, lembra que administradores públicos por mais competentes que sejam, precisam de uma equipe experiente e dedicada. “Nos 08 anos, que estivemos à frente da Prefeitura, Cambará viveu um ciclo de muita prosperidade. Contabilizamos, mais de R$ 37 milhões em obras do governo do Paraná e do governo federal. Passamos a ser destaque por vários motivos. Apesar da Pedreira aonde produzimos o asfalto, ter sido vendida pelos proprietários do terreno em 1990, o fato não foi motivo para não elaborarmos uma parceria com os atuais proprietários, e durante o período que administramos a cidade, conquistamos a importante marca, de 100% de ruas asfaltadas. Nossos Parques de Caminhadas, mais o fato de sermos uma cidade com 100% de casas com água tratada e 97% com rede de esgoto, nos deu o Prêmio Destaque em Planejamento Urbanístico e Paisagístico, outorgado pelo Instituto Ambiental Biosfera do Rio de Janeiro. A Câmara de Integração Latino Americana, nos outorgou o Prêmio Latino Americano e a Medalha
de Integracion Simon Bolívar, por tirarmos nosso município do Assistencialismo, e passarmos a oferecer Assistência Social, através da constituição do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social. Fomos indicados pelo Instituto Brasileiro de Verificação de Gestão, da cidade de São Paulo, e pelo Instituto Ambiental Biosfera, como um dos 50 prefeitos brasileiros que mais contribuíram para a melhoria da qualidade de vida de suas populações. Com a Associação Comercial e Empresarial de Cambará, e a nossa comunidade, formada por servidores municipais e estaduais da Prefeitura, EMATER, Colégio Agrícola, ACAF, G – 5 ACTUA, Câmara Municipal, e Micros, Pequenos e Empreendedores Individuais, ficamos com o 1º lugar da 7ª Edição do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor etapa estadual, e entre os 20 melhores Projetos na etapa nacional. Conquistamos ainda o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Fundação ABRINK, pelos investimentos realizados em prol das crianças e adolescentes do município. Em 2009, a nossa cidade apareceu entre as cem cidades brasileiras que mais criaram empregos com carteira assinada no país. Em 2011, fomos o 11º lugar na geração de empregos com carteira assinada no Paraná. Nossa Agência do Trabalhador em 2012, ficou em 1º lugar no Paraná no mês de maio na intermediação de empregos, e terminou o período de janeiro à julho de 2012, no 1º lugar da região”, relembra o ex - prefeito.
Para Neto, além da equipe profissional que ajudou a sua administração a conquistar tantos prêmios, a sua proximidade com a população, facilitou ouvir os anseios dos cambaraenses, os transformando em obras e serviços. “Se lutamos tanto por recursos do governo do Paraná e do governo federal, e transformamos este dinheiro em obras e serviços que trouxeram qualidade de vida e comodidade à população, é porque sempre soubemos ouvir a família cambaraense, que teve trânsito livre na Prefeitura, e as portas abertas do gabinete enquanto lá estivemos. E mais, sem a necessidade de aumentar impostos, ou cobrar IPTU daqueles que comprovadamente se enquadram no sistema de baixa renda, residem em alguns de nossos Conjuntos Habitacionais, nunca deixamos de ofertar uma Saúde pública com vários tipos de especialidades médicas, exames, transporte, cirurgias, e isto nos deu mais uma bela conquista pela Fundação Getúlio Vargas, e também nos índices da FIRJAN, quando obtemos notas acima de 08 no quesito Saúde Pública, em uma escala de 0 à 10. É bom lembrar à nossa população, que a Fundação Getúlio Vargas, é um dos mais conceituados institutos de pesquisas aplicadas do mundo, e através de seu Indicador de Desenvolvimento Social, colocou Cambará como a 3ª cidade do Paraná, juntamente com as cidades de Maringá e São João do Ivaí, extraindo números do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, e ainda do Censo Escolar, do Ministério
da Saúde e de outras fontes. Também nos tornamos referência em Cultura no Norte do Paraná, através do nosso Espaço Cultural Nilza Furlan, com a criação do nosso PROCUCA. Desde 2008, mais de dois mil alunos entre crianças, jovens e adultos, aprenderam música, dança, teatro, capoeira, e tantas outras modalidades de aprendizado que o Espaço ofereceu. Transformamos a nossa Praça Miguel Dinizo, em um palco cultural democrático, com apresentações antes só vistas em cidades de maior porte. Nosso Projeto Esporte Cidadão, deu oportunidade a crianças, jovens e adultos, de aprender atletismo, futsal, futebol, voleibol e ginástica, em vários pontos da cidade. Nossa Educação, ensinou muito mais do que o sistema tradicional orienta. Nossos alunos foram transportados em veículos novos que adquirimos, e a Merenda Escolar, foi de 1ª qualidade. Através destes setores, promovemos o que consideramos ser a maior obra de nosso governo, o Investimento no Ser Humano”, afirma.
O ex – prefeito diz estar com a consciência tranqüila pelo trabalho realizado, e que foi voltado para quem precisa de governo, com o lema “do povo, pelo povo e para o povo”. “Muito fizemos em 08 anos. As estradas rurais tiveram 290 kms de cascalho e 100% de readequação. Conquistamos mais de 800 moradias populares urbanas e rurais para o município. Os servidores municipais chegaram a 95% do quadro efetivo, com os 03 Concursos Públicos que realizamos, mais os Testes Seletivos que promovemos. Reajustamos os salários acima da inflação, criamos Plano de Carreira, Cargos e Salários para os servidores e professores, e não deixamos atrasar em nenhum mês, o salário, o 13º ou a quinzena de nenhum servidor. Deixamos em dezembro, 90% dos maquinários em funcionamento e uma frota de ônibus escolar nova. Quando assumimos a Prefeitura, a Saúde Municipal contava com 2 ambulâncias e uma UTI Móvel. Em dezembro deixamos a UTI Móvel que continua, vários veículos novos, uma Central de Especialidades, um Laboratório de Análises Clínicas ampliado, novos prédios para as Unidades Básicas de Saúde, um Hospital que realizou muitas das cirurgias que a população precisou, em um grande trabalho que atendeu de 10 a 12 mil pessoas mensalmente. Dentro do atendimento básico da Saúde através do sistema SUS, nosso município foi considerado uma referência a nível de Paraná e de Brasil, porque investimos cerca de 24% do Orçamento Municipal na Saúde”, recorda.
Ao finalizar a entrevista, Neto deseja sucesso aos novos administradores do município. “Vejo com tristeza que muitos dos serviços que a Prefeitura prestava até o último mês de dezembro, não vem sendo ofertados à população nestes primeiros meses de 2013. A Saúde municipal sofreu grandes cortes, os espaços públicos como nossos Parques estão muito sujos, a população está sem as aulas do Espaço Cultural, sem os cursos no CRAS, os buracos nas ruas aumentam e nem o trabalho de tapa buracos que fazíamos, que chamaram durante a Campanha Eleitoral de
“casca de ovo”, vem sendo realizado. Isto muito nos entristece, porque amamos a nossa cidade, e queremos vê-la bem, com a população feliz. Além do que, estes serviços não conquistas apenas do Neto, do Claudio, dos nossos vereadores, mas principalmente, conquistas da população, porque se nos os criamos, ela estava utilizando largamente destas conquistas até dezembro último. Eu desejo sinceramente que os novos administradores vençam as dificuldades destes primeiros meses de mandato, e juntamente com a equipe de servidores, mantenham a nossa Cambará em posição de destaque no Norte Pioneiro, no Paraná e no Brasil, como ocorreu nos últimos 24 anos, durante as gestões do nosso saudoso Mamede, do Neto e do Claudio. Desejo mais, que consigam ultrapassar a falta de experiência no setor público, e coloquem em prática a pauta de promessas da Campanha Eleitoral de 2012, que tantos cambaraenses acreditaram e esperam ver acontecer, afinal a nossa cidade “sempre pode mais”, finaliza o ex – prefeito.

Nenhum comentário

UA-102978914-2