[Fechar]

Últimas notícias

Quadrilha aterroriza o Norte Pioneiro

Grupo armado abandonou um veículo com explosivos em Uraí e invadiu banco em Nova América da Colina
Fotos: Gustavo Carneiro
Três homens do Esquadrão Antibombas do Bope foram deslocados de Curitiba para desativar os explosivos
"Coletamos amostras para identificarmos se os explosivos são de fabricação artesanal ou industrial", explicou o tenente Lauro Sperka
Nova América da Colina – Cinco homens fortemente armados invadiram no início da manhã de ontem uma agência bancária em Nova América da Colina (Norte Pioneiro). O grupo arrombou um caixa eletrônico e levou cerca de R$ 45 mil. A polícia fez um cerco na região durante todo o dia, mas não conseguiu localizar os criminosos até o início da noite. 

A ação dos marginais começou durante a madrugada em Uraí, também no Norte Pioneiro. Usando dois veículos, a quadrilha abordou dois vigilantes que faziam a segurança de casas e empresas da cidade. Os trabalhadores foram levados para uma estrada rural próximo a uma represa na saída do município. Os homens foram abandonados com os pés e as mãos amarrados. 

O Uno, que era usado pelos vigilantes, foi "escondido" pelos ladrões poucos quilômetros à frente, também em uma via vicinal, com pelo menos seis bananas de dinamite no interior. 

"Presumimos que o mesmo grupo seja o responsável pelas duas ações. A intenção foi 'despistar' a polícia com o sequestro dos vigilantes para poder invadir o banco", concluiu o sargento Consulin Ribeiro da Silva, da Polícia Militar. "Esta quadrilha já tentou algumas ações parecidas na região. Não é gente daqui, provavelmente eles são de São Paulo", afirmou. 

Os vigilantes conseguiram se soltar apenas no início da manhã e comunicaram a polícia. Três policiais do Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram deslocados de Curitiba para desativar os explosivos. "Realmente a situação apresentava um risco. Tomamos todas as medidas protocolares para garantir a segurança. Todo o material foi destruído e coletamos amostras para identificarmos se os explosivos são de fabricação artesanal ou industrial", explicou o tenente Lauro Sperka. 

De acordo com Clodoaldo Silva, um dos sócios da empresa da segurança, os dois funcionários ficaram muito assustados, mas não sofreram agressões. "O grupo chegou a dizer que depois que a empresa começou a fazer a vigilância na cidade dificultou o 'trabalho' deles. O meu pessoal está com receio de voltar a trabalhar", garantiu. A empresa iniciou há pouco meses a vigilância noturna em Uraí. Os vigilantes trabalham desarmados. 

A polícia chegou a avistar um Palio branco usado pelos assaltantes na rodovia que dá acesso a Uraí. Após uma perseguição, os bandidos abandonaram o carro em uma estrada de terra já no município de Nova América da Colina e fugiram a pé. 

"Acreditamos que neste veículo estavam três homens. Encontramos no interior do carro capuzes, celulares e mais alguns objetos. O outro veículo também utilizado por eles, um Gol, ainda não foi localizado e, provavelmente, foi usado para a fuga dos outros dois elementos", relatou o sargento Consulin. O Palio não era produto de furto ou roubo e o proprietário é de São Paulo. 

Cerca de 30 viaturas da PM e da Polícia Civil fizeram um cerco nas estradas da região para tentar encontrar os assaltantes. O trabalho teve apoio também do helicóptero do Grupamento Aeropolicial de Resgate Aéreo (Graer) e do canil do 5º Batalhão da PM, de Londrina.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-folha de londrina

Nenhum comentário

UA-102978914-2