[Fechar]

Últimas notícias

ASSAÍ - Colégio Carrão propõe plantação de Crotalária no combate a Dengue‏




“De mãos dadas contra a Dengue”. Assim é definida a campanha de combate contra Dengue instituída pelo Colégio Estadual Conselheiro Carrão através do grêmio estudantil.
Alunos, professores e direção colégio em parceria com o governo municipal, realizam a mobilização, com a entrega de panfletos e sementinhas da Crotalária, que é uma planta atualmente muito utilizada no combate à dengue.
A campanha consiste na conscientização e participação da população em plantar semente da p em seus quintais, jardins, vaso, terrenos baldios e às margens de rios.
Na manhã desta quinta feira (13) a diretora do colégio Grediela Moreira e o grêmio estudantil, lançaram a campanha na praça da igreja matriz, com a presença do secretário de Saúde Jorge Torquato Junior, da secretária de Cultura Cida Maria, do presidente da câmara Amarildo Apº Correia e as diretoras dos colégios Barão Ines Koguissi e IFV aurora Y Matsunaga,  e até o final do dia irão distribuir cerca de dois mil pacotes da sementes.
O próximo passo será a distribuição de mudas de crotalária, que em parceria com a prefeitura municipal através do viveiro municipal irá reproduzir as mudas. O secretário Jorge Torquato Junior já recebeu uma caixa de sementes que serão encaminhadas para reprodução. O período para formação da muda é de aproximadamente 15 dias.
Segundo o secretário de Saúde, Assaí  não se encontra em estado de epidemia “ Assaí apresenta cerca de 200 casos notificados e 15 confirmados por laboratório. Dependemos da conscientização da participação da população, apenas as ações do governo municipal com os arrastões de limpeza e o trabalho dos agentes de endemias não são suficientes, precisamos da participação de todos, e esta campanha do colégio Carrão vem de encontro com a nossa meta, mobilizar toda a sociedade no combate contra a Dengue”.
Durante a apresentação do projeto a aluna Larissa Silva, explicou todo o processo da crotalária no combate a Dengue “A crotalária atrai a libélula, um inseto predador do Aedes Aegypti, e com a plantação em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, a libélula põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes, esses ovos viram larvas que se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue. A libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes aegypti faz parte do seu cardápio, o que pode diminuir a manifestação”.


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Nenhum comentário

UA-102978914-2