[Fechar]

Últimas notícias

Segurança Alimentar é debatida no Norte Pioneiro

Tema, que foi amplamente debatido em Cornélio Procópio, será debatido também em Jacarezinho

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS) realizou semana passada, em Cornélio Procópio a primeira etapa das oficinas regionais de formação em segurança alimentar e nutricional no interior do estado. Nesta quarta-feira, dia 19, será a vez da região de Jacarezinho debater o assunto.
Segundo o secretário do Trabalho e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, o objetivo dos encontros, que serão realizados em todo o Paraná, é qualificar as lideranças e gestores da administração pública municipal sobre a política de segurança alimentar e nutricional e de construir as instâncias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no Estado. Para Romanelli, é necessário o compromisso de todos na consolidação do Sisan, como forma de garantir continuidade dos programas e o início de outros. “A primeira Oficina Regional de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional quer avançar nesse grande desafio de consolidar esta política pública, contando para isso com a participação efetiva de todos os gestores municipais”, destaca o secretário estadual do Trabalho.
Romanelli, que também preside a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) no Paraná, acredita que o principal desafio em relação a políticas de segurança alimentar é integrar e articular os esforços entre as várias áreas do governo e da sociedade civil para formular, implementar e monitorar a política de forma intersetorial. No Paraná, existem 91 conselhos municipais formados e a meta é que todos os municípios tenham conselhos constituídos.
Romanelli lembra que a importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas. “É no âmbito do sistema de segurança alimentar e nutricional que deve ser definida a destinação dos recursos para programas como cozinhas e hortas comunitárias, restaurantes populares, padarias comunitárias e outros programas. A segurança alimentar e nutricional é responsabilidade coletiva e deve ser buscada de forma participativa, para garantia do direito à alimentação adequada e da soberania alimentar”, afirma.
Segurança Alimentar — Segundo a coordenadora da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria do Trabalho, Iva Sandra Ferreira de Morais, um dos objetivos das oficinas é ampliar a discussão sobre o Sisan, seus componentes e o processo de adesão dos municípios. “Pretendemos criar grupos de referência no âmbito das 18 regionais da secretaria. Outro objetivo é sistematizar esta experiência, para que a metodologia aplicada nos municípios para a implantação do Sisan possa ser utilizada como referência para outros estados. Grande parte dos palestrantes serão os próprios conselheiros regionais do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR), que participaram de capacitação ministrada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) . Queremos fortalecer as lideranças regionais e agilizar as discussões municipais que devem anteceder a criação dos componentes de adesão ao Sisan”, conclui.
Em Cornélio Procópio, a oficina reuniu mais de 130 pessoas, no Auditório da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).  Todos os participantes receberam certificados de participação nas oficinas.

Em Jacarezinho, a oficina acontece no auditório do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), ao lado da antiga Fafija, no período das 8 às 17 horas. Informações podem ser obtidas no Escritório Regional da SETS em Jacarezinho, pelo telefone (43) 3511-2400.

Nenhum comentário

UA-102978914-2