[Fechar]

Últimas notícias

Fonte de inspiração

Após ficar paraplégico durante um rodeio, Igor Tofalini encontrou na canoagem motivação para seguir vida esportiva; atleta motiva companheiros de treinos
Anderson Coelho
Igor Tofalini se prepara para disputar as primeiras competições na paracanoagem
A paixão pelo esporte é uma marca na vida de Igor Alex Tofalini. Desde a adolescência, ele sempre sonhou ser atleta. Com origem em uma família radicada no campo, se encantou com o atraente e cada vez mais rentável mundo dos rodeios e não teve dúvidas: virou peão aos 17 anos. Estava realizado. Em poucos anos, disputava os melhores campeonatos e já se destacava com vitórias e premiações.

O sucesso já lhe fazia alçar voos maiores, quem sabe chegar ao maiores rodeios do mundo. Mas um grave acidente no final de 2011 pôs fim ao sonho do jovem peão, na época com 28 anos. Em um rodeio em Iguaraçu, na Região Metropolitana de Maringá, Igor sofreu uma queda e teve uma lesão medular que o deixou paraplégico. Terminava ali o sonho do jovem peão, mas não o do atleta.

O DNA esportivo não permitiu que ele ficasse longe de uma das duas maiores paixões. Após a longa recuperação, já estava decidido. Ia voltar ao esporte. E foi através dele que reencontrou a alegria e o sentido para sua vida. Primeiro com a natação, que o ajudou a reativar o desejo de competir e lhe deu segurança para se recuperar completamente.

Era hora então de partir para um desafio maior, que ele encontrou na canoagem. Há quatro meses, é o esporte que o faz treinar todos os dias e que lhe devolveu o sonho de seguir carreira como esportista. "Me reencontrei na canoagem, me adaptei muito rapidamente e consegui qualidade de vida. Tenho muitos planos, e assim como vivi do esporte, como peão, quero desfrutar da mesma forma na canoagem", planeja o atleta.

Entre os treinos às margens do Lago Igapó 2 e o de condicionamento físico numa academia em Cambé, onde mora, são pelo menos quatro horas de atividade diária. "Estou muito focado e empolgado", garante o paracanoísta de 30 anos.

Com tanta dedicação, Igor logo tornou-se inspiração para os demais praticantes da canoagem que treinam com ele. Até quem estava afastado da modalidade há um bom tempo se empolgou com a disposição dele e voltou a treinar firme. Foi o que aconteceu com Antônio Stel Júnior. Bicampeão brasileiro júnior de canoagem de velocidade, em 2005 e 2006, ele voltou aos treinos e tem no companheiro um estímulo. "É um exemplo para todos nós, renovou a vontade da galera de remar", elogiou.

Chegar ao topo, como Stel, é o grande objetivo do paracanoísta da equipe do Iate Clube de Londrina. Inspirado no brasileiro Fernando Fernandes, atual tetracampeão mundial na modalidade de velocidade, o cambeense voltou a sonhar alto no esporte. "Meu grande objetivo é treinar para ir às Paralimpíadas do Rio de Janeiro", vislumbrou.

Mas o caminho até lá ainda é longo. Apesar dos bons tempos registrados, Igor se prepara para suas primeiras competições na prova de velocidade – 200 metros. No calendário, ele já tem programadas participações no Campeonato Paranaense, em Tomazina, Para-jap's, em Maringá, e no Campeonato Brasileiro, em São Paulo, todos em novembro.

Para Gelson Moreira, técnico e um dos grandes incentivadores de Igor, a expectativa de bons resultados é grande. "Ele tem o perfil ideal para a modalidade. É alto, tem boa envergadura, consegue fazer remadas mais longas e tem um tronco desenvolvido, que é o principal no caso dele. Mas o que mais impressiona é o empenho. Ele é muito determinado, focado, tem tudo para ter sucesso", observou o treinador.

E assim, Igor vai fortalecendo cada dia mais o sonho de adolescente. E o esporte contabiliza mais uma história de superação, de alguém que não desistiu e faz dele um modo de vida. "O esporte me proporcionou muitas coisas, me recolocou de novo no convívio das pessoas e ajudou a me readaptar com a nova vida. É o que me traz alegria e ânimo para o dia a dia. Apesar do acidente, a vida continua. Isso serve para outras pessoas como eu, não é uma limitação que vai me deixar para baixo", encerrou.
folha de londrina - Rafael Souza
Reportagem Local
UA-102978914-2