[Fechar]

Últimas notícias

GUARDA MUNICIPAL - Secretaria convoca 49 GMs

Profissionais, classificados no último concurso, passarão por treinamento, que terá início em janeiro
Marcos Zanutto
Guardas atuam em cerca de 40 pontos; patrulhamento na área central foi reforçado
Londrina – A Guarda Municipal de Londrina terá um aumento no efetivo com a contratação de mais 49 profissionais. A convocação foi autorizada nesta semana pela Secretaria Municipal de Planejamento. Os novos guardas, classificados no último concurso realizado pela prefeitura, passarão por exames médicos antes de frequentar o curso de formação que será ministrado pela própria secretaria. A capacitação é a sexta etapa para a seleção dos profissionais. 

O secretário municipal de Defesa Social, Rubens Guimarães, afirmou que as aulas devem começar no dia 21 de janeiro. "O curso tem previsão para terminar em abril e, depois disso, os novos guardas já devem ir para as ruas", comentou. 

Os convocados vão suprir uma defasagem de profissionais que desistiram do cargo nos últimos anos após a aprovação em outros concursos públicos. O efetivo conta hoje com 333 profissionais. Desse total, 182 iniciaram as atividades na semana passada, após a conclusão do último curso de formação. O objetivo da Secretaria de Defesa Social é atingir o efetivo de mais de 500 guardas para realizar a vigilância em prédios públicos e o patrulhamento nas áreas urbana e rural. 

O efetivo atua hoje em mais de 40 pontos específicos espalhados pela cidade e também conta com a ajuda de câmeras de segurança para combater a criminalidade. De janeiro a outubro deste ano, foram registrados 728 flagrantes durante situações de abordagens, uso de drogas, vandalismo e atos libidinosos. Guimarães contou que grande parte das ocorrências foi registrada nas praças, no bosque municipal e nas ruas da região central, onde o patrulhamento foi reforçado. 

Bicicletas
No mês de dezembro, o município também deu início a um projeto-piloto com o uso de bicicletas nas ações de vigilância ao redor do Lago Igapó. Dez equipamentos foram adquiridos, porém cinco já estão em manutenção. "A experiência é uma espécie de Operação Verão. A vigilância foi intensificada durante o final da tarde para garantir a segurança das famílias durante os passeios. Depois vamos analisar os resultados", comentou Guimarães. 

Tiro
A secretaria espera dar início às aulas de tiro até fevereiro do ano que vem. A prefeitura já possui armas e munições, mas aguarda a análise da Procuradoria Jurídica do Município para licitar a contratação de clínicas particulares que vão realizar os exames psicológicos. O secretário explicou que "todos os guardas terão que passar pelos exames. Os que já estão há mais tempo na corporação precisam atualizar os laudos". 

Um Termo de Cooperação Técnica entre a prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública do Paraná já foi elaborado. O documento deve ser entregue no mês que vem aos representantes da pasta em Curitiba. A intenção é que o curso de tiro seja ministrado pela Escola Superior da Polícia Civil no Paraná. Enquanto não é realizada a capacitação, os guardas mantêm as atividades de vigilância sem o uso de armas.
Viviani Costa
Reportagem local-FONTE – FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2