Prefeito de Porecatu é acusado de improbidade administrativa
Auber Silva - Redação Bonde
O prefeito de Porecatu (85 km ao norte de Londrina), Walter Tenan (PSDB), é acusado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) de improbidade administrativa. De acordo com a ação civil pública proposta pelo promotor Francisco Ilídio Hernandes Lopes à Vara Cível da cidade no dia 10 de março, o chefe do Executivo teria aprovado a compra, sem licitação, de seis máquinas de costura que foram posteriormente doadas a uma empresa instalada em um imóvel do secretário municipal de Indústria, Comércio, Agricultura e Meio Ambiente de Porecatu, Luiz Moretti, igualmente citado por improbidade.
Após os seis meses de permanência na cidade, a empresa fechou as portas e devolveu as máquinas ao patrimônio do Município, sem arcar com qualquer gasto referente à cessão dos equipamentos. Além disso, informa o MP, no período de atividade não foi gerado nenhum emprego.
Nos autos, o promotor Lopes argumenta que "Walter Tenan e Luiz Moretti não tiveram o devido zelo com o dinheiro público, concedendo benesses de valor considerável sem o mínimo cuidado de verificar as condições de viabilidade da empresa, o que não se pode aceitar. Além disso, os requeridos [Tenan e Moretti] não observaram a ordem adequada para a cessão das máquinas adquiridas com o orçamento público, entregando-as a empresa particular sem prévia autorização legislativa."
O prefeito e o secretário têm 15 dias para se manifestarem a respeito da ação. Se condenados, eles terão que arcar com os custos do processo e pagar R$ 6.760,00 ao erário relativos aos custos para a aquisição das máquinas de costura. Tenan foi procurado pela reportagem, mas de acordo com a sua secretária estaria em um congresso.


