[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Projeto da Sanepar deveria ser levado à sociedade, diz Tercilio Turini‏

“O tema merece análise, estamos discutindo a situação da concessionária do serviço de água – bem essencial para a vida”, alerta deputado estadual

O aumento de capital social da Sanepar proposto pelo governo do Estado, de R$ 2,6 bilhões para R$ 4 bilhões, deveria ser debatido por toda a sociedade antes de ser votado na Assembleia Legislativa, devido à relevância da medida e à importância estratégica da companhia, responsável pelo abastecimento de água – considerado um patrimônio essencial para a vida. Essa é a opinião do deputado estadual Tercilio Turini sobre o projeto de lei 115/2014, que deve entrar em votação hoje (dia 19) à tarde.

Para o deputado, o debate não poderia se concentrar no conflito entre governo e oposição, no posicionamento favorável ou contra o projeto. “O tema merece muita análise, estamos discutindo a situação da empresa pública concessionária dos serviços de água e saneamento. Os municípios confiaram à Sanepar o atendimento à população, a água é questão extremamente sensível e primordial para o futuro do ser humano”, destaca.

Tercilio Turini salienta que alguns assuntos, embora polêmicos, são fáceis de ser compreendidos e votados. “O que não é o caso desse projeto da Sanepar. É um tema que envolve um bilhão e quatrocentos milhões de reais, que coloca ações da empresa à venda em bolsa de valores, que mexe com a companhia responsável por um bem tão precioso como a água. Certamente deveria ter mais tempo para ser debatido, principalmente com a sociedade”, ressalta.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cita o parlamentar, dos 6 bilhões de habitantes no planeta atualmente, 1 bilhão tem carência ou é abastecido com água de má qualidade. Em 20 anos, a projeção é de o que problema atinja metade da população mundial. Previsões mais pessimistas apontam até a possibilidade de futuras guerras em decorrência da escassez de água. “A ONU instituiu a data de 22 de março como o Dia Internacional da Água. Na ante-véspera, corremos o risco de abrir brechas na companhia que cuida do abastecimento de água da população do Paraná”, alerta Tercilio Turini.
UA-102978914-2