Serviços on-line agilizam o dia a dia
Ferramentas da internet facilitam a realização de tarefas a ponto de suscitar a seguinte pergunta: como era possível viver sem isso antes?

Jozi Marcondes, proprietária da Esmalteria, disse que com o sistema conseguiu diminuir em 90% as faltas de clientes
Sem que as pessoas percebam, a rotina vai sendo tomada por hábitos que com o tempo se tornam indispensáveis no dia a dia. Um exemplo é o internet banking. Poucos se imaginam hoje enfrentando fila no caixa para algumas operações bancárias. O número de transações pelos meios virtuais, de acordo com estudo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), já atingiu o mesmo percentual das transações realizadas pelos meios tradicionais (41%).
Em 2012, 14 bilhões de transações pela internet foram registradas no País. Cerca de 37 milhões de contas correntes - de um total de 166 milhões - já utilizam o internet banking no Brasil. As contas cadastradas no mobile banking (por tablets e smartphones) já chegam a 6 milhões. As transações por este meio chegaram a 823 milhões em 2012. Já as transações em agência bancária e nos autoatendimento vêm caindo. De 2008 a 2012, diminuíram 5% e 0,4%, respectivamente.
O check-in de viagens aéreas é outro serviço que pode ser feito pelos sites das companhias e pelo celular. Desta forma, ao chegar ao aeroporto, o passageiro precisa passar pelos guichês de atendimento apenas para despachar a bagagem, se tiver. Pelo celular, dispensa até mesmo a necessidade de imprimir o cartão de embarque. A leitura do código é feito diretamente pela tela do aparelho.
No final do ano passado, a TAM lançou serviço de Ckeck-in Automático já no momento da compra da passagem. O passageiro recebe o bilhete de embarque por SMS ou e-mail automaticamente com 72 horas de antecedência. O recurso vale apenas para os voos domésticos. No ano passado, a companhia afirma ter tido 11% de aumento no uso do self check-in (pela internet, no celular ou nos totens de autoatendimento). Segundo a TAM, estes canais reduzem em até 50% o tempo de embarque no aeroporto.
Mesmo disponibilizado já há algum tempo pelas companhias aéreas, muitos ainda não utilizam o web check-in. "Nunca fiz, mas deveria ter feito", comentou a nutricionista Regiane Cosmo Boim, que estava no saguão do aeroporto à espera de um voo. "Dependendo do horário do dia, (usar o check-in on-line) é mais tranquilo. Não tem fila." Já o assessor Rogério Mariano usa o check-in on-line com frequência. "Às vezes a gente chega em cima da hora, então ajuda bastante."
folha de londrina
Em 2012, 14 bilhões de transações pela internet foram registradas no País. Cerca de 37 milhões de contas correntes - de um total de 166 milhões - já utilizam o internet banking no Brasil. As contas cadastradas no mobile banking (por tablets e smartphones) já chegam a 6 milhões. As transações por este meio chegaram a 823 milhões em 2012. Já as transações em agência bancária e nos autoatendimento vêm caindo. De 2008 a 2012, diminuíram 5% e 0,4%, respectivamente.
O check-in de viagens aéreas é outro serviço que pode ser feito pelos sites das companhias e pelo celular. Desta forma, ao chegar ao aeroporto, o passageiro precisa passar pelos guichês de atendimento apenas para despachar a bagagem, se tiver. Pelo celular, dispensa até mesmo a necessidade de imprimir o cartão de embarque. A leitura do código é feito diretamente pela tela do aparelho.
No final do ano passado, a TAM lançou serviço de Ckeck-in Automático já no momento da compra da passagem. O passageiro recebe o bilhete de embarque por SMS ou e-mail automaticamente com 72 horas de antecedência. O recurso vale apenas para os voos domésticos. No ano passado, a companhia afirma ter tido 11% de aumento no uso do self check-in (pela internet, no celular ou nos totens de autoatendimento). Segundo a TAM, estes canais reduzem em até 50% o tempo de embarque no aeroporto.
Mesmo disponibilizado já há algum tempo pelas companhias aéreas, muitos ainda não utilizam o web check-in. "Nunca fiz, mas deveria ter feito", comentou a nutricionista Regiane Cosmo Boim, que estava no saguão do aeroporto à espera de um voo. "Dependendo do horário do dia, (usar o check-in on-line) é mais tranquilo. Não tem fila." Já o assessor Rogério Mariano usa o check-in on-line com frequência. "Às vezes a gente chega em cima da hora, então ajuda bastante."


