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Serviços on-line agilizam o dia a dia

Ferramentas da internet facilitam a realização de tarefas a ponto de suscitar a seguinte pergunta: como era possível viver sem isso antes?

Gina Mardones
Jozi Marcondes, proprietária da Esmalteria, disse que com o sistema conseguiu diminuir em 90% as faltas de clientes
Sem que as pessoas percebam, a rotina vai sendo tomada por hábitos que com o tempo se tornam indispensáveis no dia a dia. Um exemplo é o internet banking. Poucos se imaginam hoje enfrentando fila no caixa para algumas operações bancárias. O número de transações pelos meios virtuais, de acordo com estudo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), já atingiu o mesmo percentual das transações realizadas pelos meios tradicionais (41%).

Em 2012, 14 bilhões de transações pela internet foram registradas no País. Cerca de 37 milhões de contas correntes - de um total de 166 milhões - já utilizam o internet banking no Brasil. As contas cadastradas no mobile banking (por tablets e smartphones) já chegam a 6 milhões. As transações por este meio chegaram a 823 milhões em 2012. Já as transações em agência bancária e nos autoatendimento vêm caindo. De 2008 a 2012, diminuíram 5% e 0,4%, respectivamente.

O check-in de viagens aéreas é outro serviço que pode ser feito pelos sites das companhias e pelo celular. Desta forma, ao chegar ao aeroporto, o passageiro precisa passar pelos guichês de atendimento apenas para despachar a bagagem, se tiver. Pelo celular, dispensa até mesmo a necessidade de imprimir o cartão de embarque. A leitura do código é feito diretamente pela tela do aparelho.

No final do ano passado, a TAM lançou serviço de Ckeck-in Automático já no momento da compra da passagem. O passageiro recebe o bilhete de embarque por SMS ou e-mail automaticamente com 72 horas de antecedência. O recurso vale apenas para os voos domésticos. No ano passado, a companhia afirma ter tido 11% de aumento no uso do self check-in (pela internet, no celular ou nos totens de autoatendimento). Segundo a TAM, estes canais reduzem em até 50% o tempo de embarque no aeroporto.

Mesmo disponibilizado já há algum tempo pelas companhias aéreas, muitos ainda não utilizam o web check-in. "Nunca fiz, mas deveria ter feito", comentou a nutricionista Regiane Cosmo Boim, que estava no saguão do aeroporto à espera de um voo. "Dependendo do horário do dia, (usar o check-in on-line) é mais tranquilo. Não tem fila." Já o assessor Rogério Mariano usa o check-in on-line com frequência. "Às vezes a gente chega em cima da hora, então ajuda bastante."



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