[Fechar]

Últimas notícias

Hemocentro Regional do HU convoca doadores

Fim de semana prolongado pelos feriados pode afetar estoque de sangue

Ricardo Chicarelli
Heliamar Aparecida Almeida: "As pessoas não dão valor, até o dia que precisarem"
Londrina - Há quatro anos a advogada Heliamar Aparecida Almeida, de 49 anos, teve um problema de saúde e precisou ser submetida a uma transfusão de sangue. Nessa época já era doadora do Hemocentro Regional de Londrina, do Hospital Universitário, e depois do procedimento passou a dar mais importância ainda ao ato de doar.

"O sangue não possui substituto; muitas vezes as pessoas não dão valor, até o dia que precisarem", afirmou Heliamar à reportagem, enquanto um enfermeiro realizava a coleta de sangue. "Por mais rico que você seja, se não houver doadores, não há como obter sangue", acrescentou.

Para que não haja desabastecimento nesse fim de semana prolongado devido aos feriados, a direção do Hemocentro está convocando as pessoas a compareceram

à unidade. Na sexta-feira da Paixão (dia 18), no domingo de Páscoa (dia 20) e no Dia de Tiradentes (dia 21) o Hemocentro estará fechado, portanto os interessados devem comparecer antes. "No sábado de Aleluia (dia 19) estaremos atendendo das 8 às 17 horas. Na quinta-feira também atenderemos no mesmo horário", destacou a assistente social e responsável pelo setor de captação de doadores do Hemocentro, Eliana Aparecida Palu Rodrigues. Vale lembrar que em feriados, as pessoas viajam mais e há mais riscos de acidentes nas estradas.

Eliana explicou que as plaquetas não podem ficar armazenadas por muito tempo. "Elas duram apenas cinco dias, por isso não podemos ficar três dias seguidos sem coleta", justificou, destacando que o Hemocentro do HU abastece todos os hospitais públicos da região.

A assistente social explicou que de 1,2 mil candidatos a doadores em um mês, 20% não podem doar porque possuem uma taxa de hemoglobina muito baixa (anemia) ou apresentam problemas de saúde, como infecções. Segundo Eliana, a quantidade de doações efetivamente realizadas semanalmente deveria subir de 240 para 300 para dar mais segurança.

Exigências
Para ser doador a pessoa deve apresentar documento oficial original com foto, ter boas condições de saúde, pesar no mínimo de 50 kg, não estar em jejum e ter entre 18 a 65 anos (para quem tem acima de 60 anos, a doação pode ser realizada desde que tenha começado a doar antes de se tornar sexagenária). O consumo de bebidas alcoólicas só é permitido pelo menos 12 horas antes da doação.

Pessoas com comportamento sexual de risco e usuários de drogas, principalmente injetáveis também devem evitar a doação. Homens podem doar a cada 60 dias e no máximo quatro vezes dentro de um ano. As mulheres, por sua vez, podem doar sangue a cada 90 dias e três vezes em um ano.

O processo é simples, rápido e seguro.

Serviço
O Hemocentro Regional de Londrina fica na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156, Jardim Aruba (prédio anexo ao HU), fone (43) 3371-2218 ou 3371-2465
Vítor Ogawa
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2