O VEM AÍ, DA GLOBO, APRESENTA NOVA PROGRAMAÇÃO DA REDE.
Em evento realizado na noite da última quarta-feira (2), a Rede Globo celebrou sua programação 2014 com a gravação do programa Vem Aí, que foi exibido na noite desta quinta-feira (3), após a novela das nove.
Diferentemente de 2013, quando o Vem Aí foi apresentado pelo então recém contratado Marcelo Adnet (e por outros astros da emissora), a edição 2014 teve apresentação tripla. Tatá Werneck e Leandro Hassum fizeram companhia ao humorista. Ao que parece, o objetivo da Globo era dar ares de premiações internacionais como o Oscar para o evento ocorrido em São Paulo.
Desde a entrada do Citibank, com um círculo que produzia uma super fotografia 360º semelhante à ação do canal E! na premiação Hollywoodiana (veja aqui), até a interação dos apresentadores com a plateia bem ao estilo Ellen Degeneres, tudo parecia fazer certa referência à premiação mais famosa do cinema mundial.
No primeiro quadro da atração, logo depois da apresentação de Carlos Henrique Shroder, diretor da emissora, os três apresentadores foram “brifados” por um poderoso “diretor” da emissora para que conseguissem apresentar da melhor maneira.
No texto interpretado pelos humoristas, a Globo fez piada de si mesma e brincou com fracassos. Adnet fez chacota com sua série malsucedida, “O Dentista Mascarado“. O rapaz tentou, sem sucesso, sugerir ao diretor uma nova ideia de série: ”O Oftalmologista Sequelado”.
E se algo realmente segurou o bom humor da plateia foi o talento do elenco global. Não apenas os três apresentadores, mas todos os que tiveram problemas técnicos para apresentar suas novidades conseguiram driblar a adversidade com bom humor, com destaque para Miguel Falabella e Cláudia Abreu, que tiveram que repetir seus takes algumas vezes para dar certo. Os erros, é claro, não devem ir ao ar na versão que será exibida na noite desta quinta, mas talvez sejam mostrados na tela do Vídeo Show.
Felizmente, as falhas não foram os grandes destaques da noite. Uma das grandes novidades foi a revelação do novo logo da emissora. A imagem, criada por Hans Donner, se movimenta e, segundo Schroder, retrata a “inquietação” do canal e reflete um mundo em constante movimento (veja a evolução do logo da emissora após o texto desta matéria).
Além disso, trechos do novo programa de Marcelo Adnet e Marcius Melhem, o “Tá no ar: a TV na TV“, foram exibidos. A atração deve agradar jovens e órfãos da TV Pirata.
Se alguns programas chegam, outros dão adeus. O único momento em que todo o Citibank Hall aplaudiu de pé foi quando o elenco de A Grande Família surgiu no palco. Marieta Severo, Marco Nanini, Pedro Cardoso, Guta Stresser, Lúcio Mauro Filho, Evandro Mesquita e Marcos Oliveira apresentaram cenas da atração e revelaram que um dos personagens principais deve morrer neste último ano de programa.
Em relação às novelas, destaque para as belas imagens de “G3R4ÇÃO BR4S1L” e da lúdica “Meu Pedacinho de Chão”.
Em ano de Copa, a Globo promete fazer a maior cobertura esportiva já vista na emissora. O canal também contratou o ex-lateral Roberto Carlos como comentarista.
Já “Amor & Sexo”, com Fernanda Lima, não acabou. A atração ganhou mais uma temporada graças ao pedido dos fãs. Assim como “The Voice”. Aliás, esta última foi apresentada por Adnet imitando Carlinhos Brown e Hassum incorporando Lulu Santos.
Por fim, o elenco se reuniu no palco do Citibank e cantou a canção que dá nome ao evento. Bolas com as cores da emissora caíram sobre a plateia, encerrando a apresentação com todo o elenco no palco.
Simultaneamente, em todos os Estados, as afiliadas da Globo receberam anunciantes e agências para evento semelhante, de apresentação de suas novidades regionais.
MERCADO ANALISA AS NOVIDADES
Sergio Valente, diretor de comunicação da TV Globo que deixou o mercado publicitário no início de 2013 para trabalhar na emissora, fez um balanço de seu primeiro ano criando para a televisão. “Um ano de profundo aprendizado. A gente acha que é a mesma coisa, mas não é. O processo e o trabalho de comunicação dentro de uma empresa de comunicação é muito diferente”, comenta.
Valente confidencia que sua cabeça publicitária não o abandona. “Eu estou conseguindo encontrar paralelos completamente inusitados, do tipo… Fazer uma abertura de novela é como fazer uma embalagem de produto”.
Segundo o criativo, as críticas do público ajudam e desafiam sua equipe a criar algo melhor. “Você não pode ter medo da crítica”, afirma. Mesmo vendo o mercado publicitário através dos olhos de uma emissora de TV, Valente consegue brechas para observar alguns trabalhos veiculados. “Eu vi o filme Kombi. Lindo pra caramba“, exemplifica citando a campanha da AlmapBBDO para a Volkswagen.
Perguntado se há limitações em seu trabalho na Globo, Valente diz que a grande limitação que o publicitário precisa ter é o bom senso. “O que é bom para a marca, o que é efetivo para a marca. Acho que esse deve ser o limite”.
O ex-DM9DDB também revelou se sente falta do trabalho com seus ex-companheiros. ”Eu acho que eu vivi intensamente tudo que eu podia viver em agência. Não fico pensando se eu sinto saudade do passado, fico pensando o quão curioso eu estou com relação ao futuro”.
O poderoso Schroder
Carlos Henrique Schroder, diretor geral da TV Globo, também falou ao Adnews. Conhecido por suas raízes jornalísticas, ele comentou seu primeiro ano no comando da emissora carioca. “Foi um ano de conhecer melhor uma área da empresa que eu não conhecia. [...] Eu diria que agora a gente tá conhecendo melhor a dinâmica para propor projetos que tenham uma visão mais contemporânea”.
Falando em contemporaneidade, no dia em que a Amazon anunciou seu set-top Box de streaming para competir com aparelhos como a Apple TV, Schroder revelou ao Adnews por quais motivos a Globo ainda não aposta suas fichas em serviços semelhantes – apesar de ter projetos que trabalham “todas as possibilidades”.
“Nossa grade, a nossa programação, ela é muito horizontal. Você tem que assistir um capítulo a cada dia, você tem essa relação de fidelidade. Esse é um legado que a gente tem na história da TV Globo e que a gente deseja manter. Você pode trabalhar a contemporaneidade do produto, mas ele é um produto vitorioso, de sucesso e a gente tem que manter isso porque o Brasil gosta desse modelo”, justifica.
Os publicitários
Para Washington Olivetto, chairman da WMcCann, a apresentação da programação da TV Globo é “o maior evento de mídia do Brasil”. “Este evento tem a capacidade de atrair anunciantes, agências de publicidade e também os artistas”, comenta.
Já Luiz Lara, presidente da Lew’Lara\TBWA, acredita que o evento apresenta um apanhado de um modelo de negócio consagrado. “Hoje nós vamos ter o privilégio de assistir ao lançamento dessa programação e cumprir o nosso papel de emuladores do mercado publicitário. [...] Tenho certeza que esta programação terá conteúdo de qualidade com a isenção necessária pra que nós possamos atrair o prestígio de grandes marcas“.
O novo vice-presidente de mídia da DM9DDB, Adrian Ferguson, elogia a estrutura do evento. “É surpreendente o que estamos vendo. É a Globo se reinventando“, comenta citando a transmissão simultânea feita pelo site GShow e a câmera 360º instalada pela emissora (mais detalhes aqui).
Já Marcelo Passos, vice-presidente de atendimento da DM9DDB, analisa que é impossível negar a importância da Rede Globo para o mercado. “Só você ver a força que as novelas têm. A potência que eles [a Globo] são no mundo do entretenimento“, comenta.
Para o executivo, o evento é – além de uma oportunidade para o mercado publicitário se aproximar da emissora – o momento ideal para conseguir cruzar o planejamento que foi feito com seus clientes com as atrações do canal.
Opinião parecida com a do presidente da Y&R, Marcos Quintela. “Decisões são tomadas aqui com o que a gente vê na hora. Existem campanhas ou oportunidades que a gente acaba antecipando“, analisa.
Fernando Taralli, colega de Quintela no Grupo Newcomm e presidente da VML, afirma que o evento da Globo, com todos os artistas e apresentações, é a “Hollywood no Brasil“. Além disso, o executivo crê que o Vem Aí é uma forma da emissora nutrir o interesse do mercado publicitário e do público em futuros lançamentos. “Quem Assiste vai pensar em como encaixar a marca na programação“, explica.
JJ
Fonte: Adnews