[Fechar]

Últimas notícias

Cuidados redobrados no frio

Doenças respiratórias e cardiovasculares tendem a aumentar com as baixas temperaturas

Shutterstock
As pessoas tendem a manter os ambientes mais fechados, porém, isso aumenta o risco de infecção por vírus respiratórios
Curitiba - O Instituto Tecnológico Simepar prevê a chegada de uma frente fria que vai trazer instabilidade para todo o Paraná, com possível chuva no fim de semana. A partir de terça-feira, dia 3, as temperaturas voltam a cair, já que uma massa de ar frio se aproxima do Estado.

Com a queda da temperatura, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, porque aumenta a predisposição para contrair doenças respiratórias, como a gripe. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, da secretaria estadual da Saúde, Sezifredo Paz, as pessoas tendem a manter os ambientes mais fechados, o que aumenta o risco de infecção por vírus respiratórios. "Por causa das temperaturas mais frias, é comum que se fechem janelas e portas para conservar o calor interno dos ambientes. Agir dessa forma favorece a circulação dos vírus", explica.

Além das doenças respiratórias, doenças cardiovasculares como o acidente vascular cerebral (AVC), ou o infarto - provocado pela obstrução das artérias que nutrem o coração - também aumentam com as baixas temperaturas, diz Paz.

A mudança de estilo de vida com a chegada do frio faz com que a população troque os exercícios físicos pelo sedentarismo. Essa troca pode levar ao excesso de peso e o aumento das doenças relacionadas ao coração. "O frio aumenta a pressão sanguínea porque as artérias ficam mais estreitas, o que afeta o sistema circulatório. Isso explica porque nesta época do ano temos um maior número de doenças cardíacas que afetam a população", explica André Langowiski, cardiologista da secretaria estadual de Saúde.

O inverno, que começa no dia 21 de junho, tende a ser como no ano passado (em média, com temperatura mínima de 8ºC e máxima de 26ºC) segundo o meteorologista do Simepar, Tarcisio Valentim Costa. "A tendência é ficar tudo dentro do normal, com geadas e baixas temperaturas, que é típico nessa época" diz.

Medidas de prevenção de gripe
Lavar frequentemente as mãos com água e sabão

Evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies

Não compartilhar objetos de uso pessoal

Cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar

Manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas

Beber muito líquido, mas evite as bebidas alcoólicas. Água e sucos são importantes para controlar a circulação sanguínea, composição das células, músculos e respiração

Evitar exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado quente ou frio

O meio mais efetivo para evitar as doenças do inverno são as vacinas. A antigripal confere imunidade por cerca de um ano e a vacina contra pneumonia pode proteger por cinco anos. No caso dos idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas, a vacina antigripal é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e distribuída gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS)

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2