[Fechar]

Últimas notícias

PIB do País cresce 1,9% no primeiro trimestre

No Paraná, crescimento da economia foi de 2,8% no período; resultado é comparado aos primeiros três meses de 2013

Theo Marques
No Paraná, o resultado do PIB do primeiro trimestre foi puxado pela indústria , que registrou crescimento de 3,9%
Curitiba - O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve um crescimento de 1,9% no primeiro trimestre do ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Já no Paraná, as estimativas preliminares do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) apontam um crescimento de 2,8%. No País, o resultado foi puxado pelos gastos do governo (3,4%) e pela agropecuária (2,8%) e também teve participação do consumo das famílias (2,2%) e dos serviços (2%). Já a indústria brasileira cresceu muito pouco com elevação de apenas 0,8% e, os investimentos, tiveram queda de 2,1%.

No Paraná, o resultado do primeiro trimestre foi puxado pela indústria com crescimento de 3,9% e pelos serviços com desempenho positivo de 3%. Por outro lado, a agropecuária encolheu 1,9% em função do calor excessivo e da falta de chuvas no verão.

Os dados sobre o Brasil foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apontam ainda que o PIB do País cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre do ano na comparação com o último trimestre de 2013 e chegou a R$ 1,2 trilhão. Nesta base de comparação, o melhor desempenho foi da agropecuária com crescimento de 3,6%. Apresentaram baixo crescimento os serviços, com apenas 0,4%, e o consumo do governo com elevação de 0,7%. Os outros resultados foram todos negativos, ou seja, a indústria registrou queda de 0,8%, o consumo das famílias encolheu -0,1% e os investimentos reduziram 2,1%.

O economista e coordenador do Núcleo de Macroeconômia e Conjuntura do Ipardes, Francisco José Gouveia de Castro, disse que o resultado mais recente do PIB do País que se refere ao primeiro trimestre de 2014 com o último trimestre de 2013, geralmente, mostra uma tendência. Segundo ele, este desempenho aponta que o resultado foi ruim e que, por isso, não se espera melhora no PIB para 2014. ‘’A agropecuária é que está salvando o crescimento nacional’’, destacou.

O professor do curso de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marcelo Curado, disse que, para o Brasil, os dados estão muito ruins especialmente o crescimento de 0,2% do primeiro trimestre comparado com o final do ano passado. ‘’Isso confirma que o Brasil não está crescendo’’, disse.

Ele alertou que os resultados referentes a este período mostram retração dos investimentos, perda de espaço da indústria e queda no consumo das famílias que era ‘’o motorzinho da economia’’. Além disso, houve aumento de gastos do governo, o que, para ele, é um aspecto ruim.

Com todo este cenário, Curado disse que se confirma a perspectiva ruim para o PIB de 2014 que, como prevê ele, deve fechar um pouco abaixo de 2%. No ano passado, o PIB do Brasil tinha crescido 2,5%. ‘’2014 é mais um ano medíocre de crescimento’’, disse.

Para o economista, o crescimento de 1,9% do Brasil no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2013 já dá uma trajetória de como vai ser o ano. Já no caso do Paraná, Curado acredita que o desempenho é um pouco melhor que o Brasil porque o peso da agropecuária é maior e o Estado tem uma indústria forte nos setores metalmecânico e automotivo. No entanto, ele prevê que o Estado vai crescer menos que os 4,6% registrados em 2013, mas ficará acima da média nacional. ‘’O Paraná vai sofrer com a desaceleração da economia como um todo’’, prevê.



FOLHA DE LONDRINA
Andréa Bertoldi
Reportagem Local
UA-102978914-2