[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

79 cidades em situação de emergência

Outros 50 municípios terão situação reconhecida; pelo menos seis pessoas estão desaparecidas

Curitiba - Setenta e nove municípios paranaenses estão em situação de emergência por conta das chuvas que castigaram o estado desde a última quinta-feira. O governador Beto Richa (PSDB) assinou na manhã de ontem o decreto de situação de emergência de 77 cidades, uma vez que duas já estavam nessa situação. No início da noite, o governo anunciou que outros 50 municípios também terão reconhecida a situação de emergência. Segundo a Defesa Civil, mais de 100 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes.

No boletim divulgado às 18 horas de ontem, 7.849 pessoas permaneciam desalojadas, sendo que 2.785 estão em abrigos. Além das nove mortes confirmadas no domingo, há ainda seis pessoas desaparecidas.

O coordenador da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas, explicou que os números ainda podem crescer. "Muitos municípios ficaram sem comunicação. As informações só começaram a chegar hoje (ontem)", disse.

Também na noite de ontem, o Paraná registrava 37 trechos de rodovias interditados. Quedas de barreira e de pontes e água ainda sobre a pista impediam o trânsito em diversos trechos rodoviários e deixam alguns municípios sem acesso terrestre.

Apesar do decreto de situação de emergência, o governo ainda não informou o montante de recursos que será liberado para o socorro às famílias e a reconstrução das cidades. O único recurso já liberado é um crédito de R$ 5,2 milhões por meio da Secretaria Estadual de Saúde para a compra de medicamentos e pagamento de eventuais horas extras ou contratação emergencial de profissionais. As verbas são do programa VigiaSus e já estavam previstos.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil enviarão 1,7 mil kits dormitórios e R$ 140 mil ao Paraná para a compra de cestas de alimentos.

O governo do Estado também montou uma estrutura de arrecadação de doações de colchões, cobertores, fraldas, água, roupas e material de limpeza e higiene. As doações podem ser entregues nas prefeituras, órgãos do governo, sede do Provopar e batalhões da Polícia Militar.

TRÉGUA
A frente fria que atingiu o Paraná começou a se deslocar para o oceano ontem, diminuindo consideravelmente o volume de chuvas sobre o Estado. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, não deve haver chuva considerável até quinta-feira. Pode voltar a ocorrer precipitação na sexta-feira, mas não mais com a mesma intensidade do final de semana.
Roger Pereira
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2