[Fechar]

Últimas notícias

Cornélio Procópio retoma estacionamento rotativo

Sistema volta a funcionar em agosto e será administrado por empresa terceirizada; município fica com 5,5% da renda das vagas e notificações

Fotos: Rubia Pimenta/Divulgação
O sistema de estacionamento rotativo será retomado na Avenida XV de Novembro e algumas ruas que cruzam a via, na região central
"É muito difícil estacionar aqui no centro. Para levar minha mãe à farmácia fiquei mais de 10 minutos procurando vaga", reclama o mecânico José Roberto da Silva
Cornélio Procópio - Desativado há cerca de um ano, o estacionamento rotativo nas ruas centrais de Cornélio Procópio deve voltar no mês de agosto. Conforme a Prefeitura e a empresa responsável pelo serviço, a La Paz Empreendimentos, a intenção é que a "Zona Azul" esteja funcionando entre os dias 15 e 30 de agosto. "Já estamos contratando os agentes de fiscalização, mas tivemos atrasos no projeto, em função de mudanças de sentido de ruas e melhor recolocação de vagas especiais", afirma o gerente administrativo da La Paz, Sérgio Carlos Muniz.

O valor cobrado será de R$ 1,70 por hora, podendo o veículo permanecer por um período máximo de duas horas. O sistema é parecido com o que foi desativado, com instalação de máquinas que vão controlar as vagas disponíveis por quarteirão. Elas serão acionadas por bóton ou por moedas.

"A novidade é um dispositivo automático que implantamos nas máquinas para contar moedas de todos os valores. O motorista também poderá fracionar o tempo. Se ficar apenas 15 minutos, pagará proporcional a este período, seja no bóton ou em moedas. É um sistema mais justo e que prima pela praticidade do autoatendimento", explica Muniz. Segundo ele, o sistema garante também um período de carência ao usuário da vaga. "O motorista terá 10 minutos sem cobrança quando ocupa a vaga e mais 5 minutos para desocupá-la."

A empresa avisa que está trabalhando para que os antigos bótons possam ser reutilizados. Não haverá cartões, como os utilizados em cidades como Londrina. O sistema será retomado nos mesmos locais, Avenida XV de Novembro e algumas ruas que a cruzam, na região central. "Aos poucos abriremos em outras vias, conforme o comércio for requisitando", afirma o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Henrique Almeida.

REIVINDICAÇÃO
Cornélio Procópio tem a 31ª maior frota do Estado. Em sete anos o número de veículos saltou de 19,9 mil, em 2007, para 29,3 mil em 2014 (dados de abril), um aumento de 46,5%, conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). "É muito difícil estacionar no centro da cidade. Para levar minha mãe, já idosa, na farmácia, mas tive que dar diversas voltas até achar uma vaga perto, foram mais de 10 minutos procurando", reclama o mecânico José Roberto da Silva.

O retorno serviço de estacionamento rotativo é uma das grandes reivindicações dos lojistas. "Cornélio é o centro comercial da nossa região, muitas pessoas de fora vêm comprar aqui, por isso precisamos oferecer praticidade aos clientes. Hoje está um caos, há lojistas e funcionários que deixam o carro na frente das lojas o dia todo, atrapalhando os consumidores", diz o secretário executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Cornélio Procópio (Sincov), Diones Carlos de Campos.

A falta de vagas tem trazido reflexo até nas vendas. "Alguns clientes admitem que já deixaram de vir à loja pela dificuldade em encontrar vagas", relata o gerente de um comércio de roupas, Fabiano Soncela. Outro comerciante, Mauro Júnior Parpinelli, de uma loja de antenas, lembra que quando o estacionamento rotativo funcionava havia mais vagas. "Era bem fácil estacionar no centro. Para o cliente é bom, por isso gostaria que voltasse, mas tem que ser de forma organizada", diz.

O secretário do Sincov afirma que a entidade apoia a ideia, mas espera que haja um período de adaptação, com possibilidade de avaliações e debates até chegar ao formato ideal de funcionamento. "É importante que tudo esteja correto até o fim do ano, período de mais vendas no comércio", diz Diones Carlos de Campos.


Rubia Pimenta
Especial para a FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2