[Fechar]

Últimas notícias

Volume de drogas apreendidas se iguala a 2013

Quantidade de cocaína retirada de circulação pela Denarc no Paraná aumentou mais de mil por cento

Londrina – O volume de entorpecentes apreendidos pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) no Paraná nos seis primeiros meses deste ano já é o equivalente a todo o montante de 2013. De janeiro a junho de 2014 foram retirados de circulação 12.632 quilos de drogas no Estado. Durante o ano passado inteiro as apreensões atingiram 12.670 quilos.

O que mais chama a atenção é o volume de cocaína apreendida. Enquanto em 2013 a Denarc apreendeu 192 quilos da droga, somente no primeiro semestre deste ano o total atingiu 436 quilos.

Uma comparação entre os períodos de janeiro a junho de 2013 e de 2014 mostra que as apreensões aumentaram significativamente. No ano passado, foram 2.572 quilos de maconha contra 11.872 este ano, um crescimento de 361%. O volume de cocaína aumentou 1.262%, saltando de 32 quilos para 436. Já em relação ao crack, foram 129 quilos contra 324 neste primeiro semestre. Uma alta de 151%.

Para a delegada adjunta da Denarc, Camila Cecconello, a qualificação cada vez maior dos policiais e o trabalho de inteligência têm colaborado no combate ao tráfico de drogas. "Desde o ano passado o setor de inteligência tem se especializado e ajudado no trabalho de repressão. Temos recebido também muitas denúncias anônimas e esse auxílio da comunidade tem sido importante também", relatou a delegada.

De acordo com Camila, a apreensão de maconha continua sendo maior já que é a droga mais barata e mais consumida, além de ter a facilidade de entrar no Estado pela fronteira com o Paraguai, grande produtor da erva. "O Paraná continua sendo um corredor para a entrada e o fornecimento da maconha, que vem do país vizinho", frisou. Dos 436 quilos de cocaína apreendidos no primeiro semestre, metade deste montante foi localizado em Curitiba. "Fizemos grandes apreensões nos meses de abril e maio e acreditamos que possa existir uma relação com a proximidade da Copa do Mundo, já que uma parte da droga já estava em circulação e a outra chegando a cidade, possivelmente visando a presença de turistas, já que a cocaína é uma droga cara", apontou a delegada da Denarc.

No Núcleo de Londrina, as apreensões seguiram a tendência de alta do Estado. No primeiro semestre foram apreendidos 155 quilos de cocaína contra 2,2 no mesmo período de 2013, uma alta de 7.650%. Em relação a maconha foram 2.317 quilos contra 196, um crescimento de 1.082%. Já o crack teve aumento de 859%. Saltou de 22 quilos para 211. Ainda em Londrina, foram apreendidas 280 comprimidos de ecstasy, 20 veículos, uma arma, além de 59 pessoas presas.

O delegado Lanevílton Moreira disse que o trabalho desenvolvido pelos agentes do núcleo londrinense foi essencial para o aumento das apreensões e ressaltou que nem toda a droga apreendida tinha como destino Londrina. "Nós trabalhamos de forma integrada com os demais núcleos e todas as nossas ações visam uma repressão imediata para reduzir as atividades das quadrilhas de traficantes em todo o Estado", apontou.

A Denarc possui oito núcleos espalhados pelo Paraná: Curitiba, região metropolitana da capital, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grosa e Pato Branco.

Continue lendo:

- Apreensões aumentaram também nas rodovias
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-folha de londrina
UA-102978914-2