[Fechar]

Últimas notícias

Inspiração no passado

Design retrô confere charme às econômicas e atuais scooters

Fotos: Marcos Zanutto
Scooters retrô resgatam as charmosas motonetas criadas no pós-segunda guerra
Modelos como a Custom têm guidão aparente e proporcionam uma pilotagem confortável
Nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial, surgiram na Itália as primeiras versões das charmosas scooters. Voltadas tanto para homens quanto para mulheres, foram concebidas para ter fácil pilotagem e um indiscutível charme urbano. A mais conhecida versão de scooter, a "vespa", tem seu design aclamado até os dias de hoje e não se assuste se cruzar com uma delas pelas ruas da cidade, isso porque Londrina ganhou, recentemente, um revendedor da Motorino.

A marca revive as linhas clássicas desse transporte cheio de personalidade em nove modelos, aliando a essas características a tecnologia dos dias atuais, como câmbio automático, itens de segurança adequados ao trânsito intenso das cidades brasileiras e motorização inteligente em sintonia com a crescente preocupação ambiental. Se a vespa surgiu como opção de transporte rápido e mais econômico em sua época, os modelos da Motorino atendem hoje a uma demanda semelhante de mercado e de mobilidade.

"Esse mercado tem tendência de expandir, porque o trânsito é cada dia pior e o combustível mais caro; é o futuro", acredita Odair Delefrati, revendedor das scooters em Londrina. A possibilidade de comercializar as charmosas motonetas surgiu pela necessidade de diversificação do portfólio de sua loja, voltada para produtos náuticos. Com um passado como piloto de moto, Delefrati se encantou pelas scooters retrô.

"Sempre gostei muito de duas rodas, por isso, quando vi essas, tipo italianas, me apaixonei; fui até Curitiba e a paixão aumentou um pouquinho", conta o empresário. Em Curitiba fica a sede da Northstar Motors, importadora da Motorino. A proprietária, Isabela Carstens Esteves, diz que a empresa trabalha no segmento da mobilidade inteligente, atuando no mercado nacional desde 2008. Hoje, são nove pontos de venda no Brasil, sendo três revendedores no Paraná, com foco nos públicos A e B.

"Nossa estimativa de venda no mercado paranaense para 2014 é de 400 a 500 unidades", afirma Isabela. A empresária relata que a Northstar Motors trabalha a construção de seu amplo portfólio de produtos com base em pesquisas de tendências, estudos de viabilidade e desenvolvimento de mercado. "Seu principal objetivo é ser um agente facilitador para a geração de novas oportunidades de negócios e soluções de transporte para o Brasil, um País antenado nas novidades, vitrine do mundo, que não para de crescer e evoluir", defende.

MERCADO

As vendas de scooters no Brasil vêm aumentando muito nos últimos anos. Enquanto as vendas gerais de motocicletas caíram no primeiro semestre deste ano, as de scooters cresceram 31,8% em relação ao mesmo período de 2013, totalizando 4.934 unidades.

O uso é diário, para fugir, com economia, do trânsito atribulado nas idas e voltas do trabalho. Para Delefrati, no entanto, os modelos da Motorino são adquiridos com um propósito diferente. "É um uso diferenciado da moto do dia a dia. Tenho um cliente que comprou e disse que vai ficar dentro da sala da casa dele, decorando, e será usada nos fins de semanas para sair com os amigos", revela. Mais que mobilidade, as scooters retrô têm a ver com estilo de vida. "Quando saio, as pessoas pedem para tirar foto com ela", diz Delefrati. Os preços variam de R$ 8,9 mil a R$ 14 mil.
Cecília França
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2