[Fechar]

Últimas notícias

Norte Pioneiro tem campeão brasileiro de taekwondo


Jivago França/JDS Comunicação/Divulgação
Gilberto Oliveira comemorou a vitória participando do desfile de 7 de setembro, quando foi homenageado por seus alunos
Jacarezinho - Um atleta do Norte Pioneiro ganhou destaque em âmbito nacional nos últimos dias depois de se tornar campeão brasileiro de taekwondo, categoria até 58 quilos. O faixa preta Gilberto Oliveira, de 33 anos, nem teve muito tempo para comemorar e já retomou a sua rotina, voltando aos treinos regulares com seus alunos nas duas academias para a prática do esporte que tem em Jacarezinho e em Santo Antônio da Platina, onde mora há 10 anos. O campeonato brasileiro foi disputado entre os dias 29 e 31 de agosto, em Vitória, no Espírito Santo.

Gilberto recebe apoio do Departamento de Esportes da Prefeitura de Jacarezinho para participar de competições, inclusive do campeonato brasileiro. Em retribuição ao apoio que recebe, ele participou do desfile cívico de sete de setembro na cidade, quando foi homenageado por seus alunos.

O atleta está feliz com a conquista pois a sua medalha de ouro contribuiu também para classificar o Paraná em primeiro lugar no certame. O primeiro lugar rendeu 20 pontos ao atleta, que saltou do décimo primeiro para o primeiro lugar no ranking nacional da categoria. Agora, ele vai fazer o possível para manter a performance e poder representar o Brasil no campeonato mundial de taekwondo, a ser disputado daqui a dois anos em local ainda não definido.

Com perfil de atleta que mantém os pés no chão, Gilberto não pensa em participar das próximas Olimpíadas, em 2016 no Rio de Janeiro, por não ter índice internacional, e nem faz parte de seus planos integrar a seleção brasileira do esporte. "O meu objetivo, que era conquistar o campeonato brasileiro e dar maior visibilidade ao esporte na região, já foi conquistado. A minha meta agora é preparar meus alunos para outras conquistas", afirma.

Este ano, Gilberto já havia conquistado o campeonato regional do Norte do Paraná de Taekwondo, o campeonato paranaense da modalidade e a Copa Paraná.

Paraná
O Estado participou do Campeonato Brasileiro Cadete, Adulto e Máster de Taekwondo, em Vitória (ES), com 36 atletas e conquistou 26 medalhas no total, sendo 11 de ouro, 4 de prata e 11 de bronze.

Para o mestre Ricardo Zimmer, da Federação Paranaense de Taekwondo, o resultado da equipe paranaense poderia ser melhor, não fossem os desfalques por contusão ou falta de patrocínio.

O próximo desafio dos atletas paranaenses será a Copa do Brasil a ser disputada no mês de outubro em Natal (RN). Gilberto Oliveira está entre os convocados para o certame.
Eli Araujo
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2