[Fechar]

Últimas notícias

Senai de Santo Antônio da Platina ganha prêmio Nacional


Fotos: Divulgação
A equipe responsável pelo projeto do dispositivo para cadeiras de rodas são alunos e professores do curso de Automação Industrial
A ferramenta é um conjunto de rampas com acionamento elétrico que permite que cadeirantes ultrapassem obstáculos
Santo Antônio da Platina - O Senai de Santo Antônio da Platina ganhou destaque nacional ao conquistar o primeiro lugar do Prêmio Inova 2014 na categoria de Tecnologias Inclusivas. O prêmio é realizado anualmente, mas este foi o primeiro ano em que projetos desta categoria foram avaliados. O trabalho apresentado pela equipe de Santo Antônio da Platina concorreu com mais de duzentos projetos inscritos. A proposta vencedora foi a de um Dispositivo para Transpor Obstáculos (DTO) - a ferramenta é um conjunto de rampas com acionamento elétrico que pode ser instalado nas laterais de cadeiras de rodas e possibilitam que os cadeirantes ultrapassem obstáculos – sendo buracos ou degraus – de até trinta centímetros sem a necessidade de desviar. O mais interessante é que o DTO pode ser instalado tanto em cadeiras de rodas elétricas quanto nas manuais.

De acordo com a bibliotecária e responsável pela informação tecnológica do Senai, Kelly Cristina de Araújo, na primeira fase do concurso os alunos apresentaram o projeto por escrito e depois de classificado eles tiveram um prazo para executar a proposta, que foi avaliada por uma comissão. "O trabalho foi feito por alunos que fazem o ensino médio em escolas públicas e participam do curso técnico de Automação Industrial no Senai. São jovens com idade entre 16 e 18 anos que contaram com a ajuda de professores e colaboradores", explica. Ela acrescentas que a conquista do primeiro lugar foi muito comemorada. "É o reconhecimento de todo um trabalho. Tínhamos uma equipe de mais de vinte colaboradores dedicando-se para concretizar o projeto", comenta.

Apesar da conquista, o desafio continua. No mesmo evento o projeto foi apresentado em um Fórum de Investimentos em que participaram vários empresários investidores em projetos inovadores para a indústria. "Os alunos elaboraram um plano de negócios e avaliaram a infraestrutura do projeto, caso ele fosse patenteado e implementado pela indústria", explica Kelly. Conforme ela, do Fórum de Investimentos serão selecionados alguns projetos que vão captar recursos para serem implementados, mas o resultado ainda não foi divulgado.
Michelle Aligleri
Reportagem local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2