[Fechar]

Últimas notícias

ESPORTE - Londrina é vice nos Jojup´s

Título da competição realizada em São José dos Pinhais ficou com a delegação de Curitiba

Gustavo Carneiro
Equipe de tênis de mesa feminino manteve a supremacia nos Jojup´s
A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) fez uma boa avaliação da participação da delegação da cidade na 28ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), encerrada no último sábado, em São José dos Pinhais. Londrina terminou na segunda colocação, atrás de Curitiba, que voltou a ficar com o título após cinco anos de seca.

"Fizemos uma boa participação. Apesar dos problemas que tivemos ao longo da campanha, conseguimos o vice-campeonato, melhorando uma posição em relação ao ano passado", afirmou o diretor técnico da FEL, Jéfferson Del Fraro, que foi o chefe da delegação londrinense na Região Metropolitana de Curitiba. O time da capital foi campeão com folga, com 513 pontos. Londrina fez 446 pontos, 12 à frente da delegação maringaense, campeã em 2013.

Um dos problemas citados pelo dirigente foi a eliminação do futebol masculino. Atual campeão, o time foi o primeiro colocado de seu grupo na primeira fase, mas acabou fora da disputa por conta da escalação irregular de jogadores. "Os jogadores são de Londrina, mas jogaram um torneio em São Paulo e foram federados lá. Quando voltaram para o Paraná, a inscrição foi feita fora do prazo. Foi um erro de interpretação do técnico", justificou Del Fraro. Como punição, a modalidade foi rebaixada para a divisão B.

Na campanha de 2014, Londrina teve apenas duas modalidades campeãs – taekwondo masculino e o tênis de mesa feminino. Em comparação com o ano passado, no auge da crise financeira que cortou 30% da verba de cada modalidade, foram cinco conquistas a menos. "Temos mais coisas a enaltecer do que criticar. Como vou criticar, por exemplo, os dois times de futsal, que perderam as vagas na final nos pênaltis? O handebol feminino, que está recomeçando, foi quarto", ponderou Del Fraro.

Para este ano, o Jojup’s tornou-se prioridade. Tanto que o programa de Formação Esportiva da Juventude recebeu quase R$ 1,4 mi – mais da metade do valor total do Feipe – para manter seus convênios.

Londrina ainda teve seis vice-campeonatos: atletismo masculino, ciclismo feminino, caratê masculino, ginástica rítmica, taekwondo feminino e tênis masculino; e outros nove terceiros lugares: atletismo feminino, basquete feminino, ciclismo masculino, futsal masculino, judô masculino, rugby masculino, tênis feminino e vôlei de praia (nos dois naipes). As equipes campeãs em cada modalidade somaram 21 pontos. Os vices computaram 18, e os terceiros, 16.

Quem não decepcionou foi o time feminino de tênis de mesa, pentacampeão consecutivo da competição, com quatro ouros e uma prata. "Tudo isso é resultado de muito treino e dedicação. É uma equipe muito forte e de qualidade", ressaltou o técnico Willian Kumagai. "É a competição mais importante do Estado (nesta idade) e isso é um parâmetro que estamos no caminho certo, já que conquistamos pela quinta vez seguida", encerrou o treinador do time formado por Daniela Yano, Hanna Ueda, Laís Toma, Evelyn Tomi, Isabelle Carneiro.
Rafael Souza
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2