FUTEBOL - FPF agenda arbitral do Paranaense 2015
Federação e clubes se reúnem na quinta-feira para definir detalhes do Estadual do próximo ano

Claudio Tencati contará com o reforço de velhos conhecidos da torcida alviceleste na próxima temporada
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) agendou para a próxima quinta-feira o arbitral do Campeonato Paranaense de 2015. Nesta data, também, deve ser divulgada a tabela da competição, que vai começar no dia 1º de fevereiro.
A fórmula utilizada em 2014 será mantida no ano que vem. Assim, os times jogam entre si em turno único e os oito melhores avançam para os mata-matas que definirão o campeão, vice e donos das vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Já os quatro últimos colocados disputam o Torneio da Morte, que definirá os dois rebaixados. Em 2014, foram Toledo e Cianorte. Da Segundona, chegam para o torneio o Nacional de Rolândia, que volta após um ano longe da elite, e o FC Cascavel, que debutará entre os principais times do Estado.
Atual campeão, o Londrina deve manter a base que conseguiu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, além de contar com a volta de velhos conhecidos da torcida. Arthur, artilheiro do time na campanha do título, deve formar dupla com Wéverton, destaque da equipe no Estadual de 2013. Os dois retornam de empréstimo assim como os laterais Jardiel e Maicon Silva, os atacantes Lucas e Neílson e o volante Germano. Já o zagueiro Gilvan, que está na Ponte Preta, não deve voltar.
Por outro lado, estão de saída o atacante Paulinho, que retorna ao Grêmio, o lateral Cristovam, que voltou ao Arapongas, o zagueiro Leonardo Dagostini e os atacantes Matheus e Madison, além de Alexandre Oliveira, que encerrou a carreira.
O contrato do atacante Bruno Batata também acaba agora no final do ano. Ele estava emprestado pelo J. Malucelli. O gestor do Londrina, Sérgio Malucelli, no entanto, já iniciou as negociações para mantê-lo no clube em 2015.
Alguns jogadores do elenco atual, que não vinham sendo aproveitados mas que têm contrato com o clube devem ser emprestados, como o lateral Maicon, o meia Robinho e o atacante Quirino.
Os jogadores estão de folga e se reapresentam no início da próxima semana. Eles treinam até o dia 15 de dezembro, quando ganham novo período de folga. A reta final da preparação para o Estadual começa na primeira semana de janeiro.
TUBARÃOZINHO
O time Sub-20 do Londrina acerta os últimos detalhes para iniciar a decisão do título paranaense da categoria contra o Coritiba. Será a terceira vez seguida que as duas equipes chegam à decisão. As duas anteriores foram vencidas pelo time coxa-branca. O primeiro jogo da final será amanhã, as 16 horas, no estádio do Café. O técnico Pedrinho Maradona contará com o retorno dos meias Júlio Pacato e Léo, que não estiveram em campo na semifinal diante do Paraná Clube.
A fórmula utilizada em 2014 será mantida no ano que vem. Assim, os times jogam entre si em turno único e os oito melhores avançam para os mata-matas que definirão o campeão, vice e donos das vagas na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Já os quatro últimos colocados disputam o Torneio da Morte, que definirá os dois rebaixados. Em 2014, foram Toledo e Cianorte. Da Segundona, chegam para o torneio o Nacional de Rolândia, que volta após um ano longe da elite, e o FC Cascavel, que debutará entre os principais times do Estado.
Atual campeão, o Londrina deve manter a base que conseguiu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, além de contar com a volta de velhos conhecidos da torcida. Arthur, artilheiro do time na campanha do título, deve formar dupla com Wéverton, destaque da equipe no Estadual de 2013. Os dois retornam de empréstimo assim como os laterais Jardiel e Maicon Silva, os atacantes Lucas e Neílson e o volante Germano. Já o zagueiro Gilvan, que está na Ponte Preta, não deve voltar.
Por outro lado, estão de saída o atacante Paulinho, que retorna ao Grêmio, o lateral Cristovam, que voltou ao Arapongas, o zagueiro Leonardo Dagostini e os atacantes Matheus e Madison, além de Alexandre Oliveira, que encerrou a carreira.
O contrato do atacante Bruno Batata também acaba agora no final do ano. Ele estava emprestado pelo J. Malucelli. O gestor do Londrina, Sérgio Malucelli, no entanto, já iniciou as negociações para mantê-lo no clube em 2015.
Alguns jogadores do elenco atual, que não vinham sendo aproveitados mas que têm contrato com o clube devem ser emprestados, como o lateral Maicon, o meia Robinho e o atacante Quirino.
Os jogadores estão de folga e se reapresentam no início da próxima semana. Eles treinam até o dia 15 de dezembro, quando ganham novo período de folga. A reta final da preparação para o Estadual começa na primeira semana de janeiro.
TUBARÃOZINHO
O time Sub-20 do Londrina acerta os últimos detalhes para iniciar a decisão do título paranaense da categoria contra o Coritiba. Será a terceira vez seguida que as duas equipes chegam à decisão. As duas anteriores foram vencidas pelo time coxa-branca. O primeiro jogo da final será amanhã, as 16 horas, no estádio do Café. O técnico Pedrinho Maradona contará com o retorno dos meias Júlio Pacato e Léo, que não estiveram em campo na semifinal diante do Paraná Clube.
Thiago Mossini
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA

