[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

MPF investiga fraudes no Bolsa Família em Jacarézinho

Assistência Social de Jacarezinho adotou recadastramento com visitas domiciliares e encontrou 100 casos de irregularidades

Londrina – O Ministério Público Federal instaurou procedimento para investigar casos de fraudes no Bolsa Família em Jacarezinho (Norte Pioneiro). Os casos de irregularidades foram descobertos pelo recadastramento organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Em duas semanas, os assistentes sociais já encontraram pelo menos 20 casos em que o benefício continuava a ser depositado mesmo após a morte do titular. Outras 80 ocorrências registradas são de famílias com renda acima do limite que prevê o auxílio do Governo Federal ou que se mudaram de Jacarezinho.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Sidnei Ferreira, cerca de mil das 6,3 mil famílias cadastrados no programa foram visitadas pelos 16 recadastradores. Do total, apenas 2,3 mil recebem o benefício. "Há um limite de orçamento para o benefício, por isso é importante detectarmos estes casos e priorizar quem realmente precisa", explicou. A julgar pela média atual, ele espera abrir pelo menos 700 novas vagas.

Segundo Ferreira, desde 2011, apenas 10 famílias haviam procurado o setor para pedir a exclusão do benefício pelo aumento de renda. Advertidos dos riscos de burlar o sistema, cerca de 60 pessoas pediram o desligamento do programa de transferência de renda nos últimos 10 dias. "Acho que todo mundo já ouviu histórias de pessoas que recebem o benefício sem precisar. Aqui na cidade era comum, então resolvemos fazer alguma coisa para acabar com a impunidade", pontuou.

O secretário explicou que a única forma de recadastramento existente no município era a exigida pelo contrato do Bolsa Família, em que o cidadão tem que comparecer à secretaria a cada dois anos. "Agora fazemos o recadastramento nas casas, o que possibilita comprovar se as informações repassadas pelo depoimento são realmente verdadeiras", afirmou. Os beneficiários têm que responder um questionário de 90 perguntas. Todos os dados coletados ficam armazenados em um sistema digital que possibilita monitorar a evolução de renda das famílias.

A Procuradoria da República do Paraná, em Jacarezinho, também investiga casos de fraudes no Bolsa Família em outros municípios da região, como Santo Antônio da Platina e Abatiá. Jacarezinho, no entanto, é a primeira cidade a fazer o recadastramento com visita domiciliar. "Conforme constatarmos as irregularidades, repassaremos ao Ministério Público Federal. Todos estão avisados e não poderão alegar inocência", advertiu Ferreira.
Celso Felizardo
Reportagem Local-folha de londrina
UA-102978914-2