[Fechar]

Últimas notícias

Chuvas afetam 59 mil pessoas no Paraná

Problemas foram registrados em 11 municípios. Em Rio Branco do Sul, momento é de reconstrução

Rio Branco do Sul - As ocorrências registradas por causa das fortes chuvas de segunda-feira atingiram 11 municípios no Paraná, segundo balanço divulgado ontem pela Defesa Civil Estadual. O número de pessoas atingidas chegou a aproximadamente 59 mil, muitas delas por falta de energia elétrica. Ao todo foram 82 pessoas desalojadas, ou seja, que deixaram suas casas em virtude do desastre, mas que não necessitaram de abrigo público porque se refugiaram na casa de parentes ou amigos. Outras 15 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, em virtude do desastre deixaram suas casas e necessitaram de abrigo público. Foram 724 casas danificadas.

Excetuando Curitiba, onde pouco mais de 10 mil residências ficaram sem luz, os municípios mais atingidos foram São João do Ivaí (Norte), onde 11,5 mil pessoas ficaram sem abastecimento de água, e Rio Branco do Sul (Região Metropolitana da Capital), que registrou 2.613 afetados, com 30 pessoas desalojadas e 13 desabrigadas.

O Secretário de Defesa Social do município, Júlio de Paula, ressaltou que as pessoas desabrigadas foram encaminhadas para paróquias da região. "Além das pessoas atingidas, a chuva danificou o asfalto de várias vias da cidade, as cabeceiras das pontes ficaram destruídas, as estradas rurais e algumas estradas urbanas ficaram comprometidas e algumas galerias pluviais desabaram com a força da água das chuvas, o que contribuiu para as enchentes, já que isso fez com que se formasse uma espécie de represa que elevou o nível das águas", relatou.

Paula também apontou que muitas pessoas estavam estabelecidas em invasões de fundos de vale e essas casas ficaram com a estrutura toda comprometida. Até pavimentações asfálticas recentes foram destruídas com a força das águas. "Em uma delas tínhamos concluído a pavimentação e iríamos fazer as guias das calçadas, mas a chuva infiltrou por debaixo das placas de asfalto e acabou destruindo tudo", afirmou. O secretário de Defesa Social explicou que a região é montanhosa e por este motivo ainda há o risco de queda de barreiras. "Há casas que ficam nessas encostas e que já dão sinais de que podem sofrer um desabamento diante de uma chuva forte", apontou.

A Rodovia dos Minérios (PR-092), em Rio Branco do Sul, ficou interditada entre os kms 23 e 26 durante 3h30, mas foi liberada para o trânsito de veículos, segundo a Defesa Civil do Paraná. Também houve problemas em Almirante Tamandaré, Cascavel, Cianorte, Colombo, Itaperuçu, Jardim Alegre, Pinhais e Tunas do Paraná.

A Defesa Civil do Paraná informou que a chuva parou e o risco de enchentes foi embora. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a véspera de Natal será um dia com temperaturas mais amenas em parte do Estado. Uma massa de ar mais frio com centro no mar favorece, além da incursão de um ar mais ameno, a chegada de umidade até os setores Sul e Leste do Paraná. Isto deixa o céu com bastante nebulosidade na região e condição de chuviscos ou chuvas leves por alguns momentos. Nas demais áreas, poucas nuvens. (Colaborou Fábio Galão)
Vítor Ogawa
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2