Crescem profissões ligadas à internet
Para se manter próximas de clientes e possíveis públicos-alvo, empresas têm recorrido cada vez mais a profissionais de marketing digital

Foi a partir da demanda dos próprios estabelecimentos que Maria Eduarda Oliveira e Tatiana Ribeiro passaram a comercializar anúncios em seu blog gastronômico
A internet possibilitou que não somente a maioria das pessoas pudesse estar conectada com seus familiares e amigos o tempo todo, estreitando laços sociais e profissionais, como também empresas e marcas, grandes ou pequenas, conseguissem estar mais próximos de clientes e possíveis públicos-alvo. Com isso, um novo nicho de mercado formou-se – analistas, gerenciadores de mídias sociais, blogueiros e todo o tipo de marketing digital.
Segundo o coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos da Unopar, Henrique Gambaro Vieira, desde o começo da internet as opções de trabalho neste segmento vêm aumentando exponencialmente. "Mas ultimamente, pelo fácil acesso a ferramentas e equipamentos, vemos a internet mais próxima da nossa vida. Hoje a maioria dos celulares são smartphones, ou seja, se antes ficávamos conectados durante algumas horas por dia, agora é o dia inteiro. A velocidade do mercado está relacionada à demanda hoje existente", explica.
E não são apenas as profissões ligadas à Tecnologia da Informação (TI) e programação as mais requisitadas. Vieira lembra que hoje, mais do que saber construir algo na internet, é preciso entender as mídias e suas inter-relações entre os usuários. "O que vejo bastante são os profissionais da área de Marketing e Publicidade trabalhando com este novo dilema. As áreas de comunicação são as que mais podem tirar proveito deste mercado."
Novos cursos surgem a todo momento ligados a novas profissões, para suprir esse mercado que precisa de conteúdo e relações com os consumidores via internet. Este ano, por exemplo, muito se falou sobre o curso de Mídias Sociais Digitais da Faculdade Belas Artes, idealizado pela blogueira Alice Ferraz, que foi chamado de "faculdade de blogueira". Mas há diversos outros cursos, graduações e pós-graduações que surgiram para atender a demanda de profissões ligadas à internet.
O gestor de marketing e consultor Olimpio Araújo Junior, por exemplo, é responsável por um curso on-line de formação de Gestores de Marketing Digital e Mídias Sociais direcionado a profissionais que atuam ou desejam atuar com Marketing Digital, empreendedores e profissionais liberais que precisam fazer seu próprio marketing na internet.
Atuando com marketing digital desde 1999, ele lembra que até 2011 ainda existia uma oferta muito limitada de cursos nesta área e raramente se ouvia falar em alguma graduação ou pós-graduação que abordasse o tema de forma mais aprofundada. "Porém, recentemente esse cenário mudou. Eu mesmo já tive mais de 13 mil alunos, e muitos deles hoje são professores de cursos de capacitação e até mesmo de graduações e pós-graduações, além de milhares de outros profissionais formados dentro e fora do Brasil em outros cursos", afirma.
Mas Araújo alerta que, apesar de todo esse crescimento, faltam profissionais realmente qualificados no mercado. "Muitas graduações, em especial nas áreas de comunicação e marketing, ainda não abordam esses temas com o aprofundamento e com a importância que deveriam, e isso faz com que seus alunos acabem precisando complementar sua formação com cursos extracurriculares", enfatiza.
Segundo o coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos da Unopar, Henrique Gambaro Vieira, desde o começo da internet as opções de trabalho neste segmento vêm aumentando exponencialmente. "Mas ultimamente, pelo fácil acesso a ferramentas e equipamentos, vemos a internet mais próxima da nossa vida. Hoje a maioria dos celulares são smartphones, ou seja, se antes ficávamos conectados durante algumas horas por dia, agora é o dia inteiro. A velocidade do mercado está relacionada à demanda hoje existente", explica.
E não são apenas as profissões ligadas à Tecnologia da Informação (TI) e programação as mais requisitadas. Vieira lembra que hoje, mais do que saber construir algo na internet, é preciso entender as mídias e suas inter-relações entre os usuários. "O que vejo bastante são os profissionais da área de Marketing e Publicidade trabalhando com este novo dilema. As áreas de comunicação são as que mais podem tirar proveito deste mercado."
Novos cursos surgem a todo momento ligados a novas profissões, para suprir esse mercado que precisa de conteúdo e relações com os consumidores via internet. Este ano, por exemplo, muito se falou sobre o curso de Mídias Sociais Digitais da Faculdade Belas Artes, idealizado pela blogueira Alice Ferraz, que foi chamado de "faculdade de blogueira". Mas há diversos outros cursos, graduações e pós-graduações que surgiram para atender a demanda de profissões ligadas à internet.
O gestor de marketing e consultor Olimpio Araújo Junior, por exemplo, é responsável por um curso on-line de formação de Gestores de Marketing Digital e Mídias Sociais direcionado a profissionais que atuam ou desejam atuar com Marketing Digital, empreendedores e profissionais liberais que precisam fazer seu próprio marketing na internet.
Atuando com marketing digital desde 1999, ele lembra que até 2011 ainda existia uma oferta muito limitada de cursos nesta área e raramente se ouvia falar em alguma graduação ou pós-graduação que abordasse o tema de forma mais aprofundada. "Porém, recentemente esse cenário mudou. Eu mesmo já tive mais de 13 mil alunos, e muitos deles hoje são professores de cursos de capacitação e até mesmo de graduações e pós-graduações, além de milhares de outros profissionais formados dentro e fora do Brasil em outros cursos", afirma.
Mas Araújo alerta que, apesar de todo esse crescimento, faltam profissionais realmente qualificados no mercado. "Muitas graduações, em especial nas áreas de comunicação e marketing, ainda não abordam esses temas com o aprofundamento e com a importância que deveriam, e isso faz com que seus alunos acabem precisando complementar sua formação com cursos extracurriculares", enfatiza.
Paula Barbosa Ocanha
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA

