[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Vacinação contra as cáries

Projeto que utiliza a carteira de vacinas para controle das visitas ao dentista é reconhecido como revolucionário na saúde bucal das crianças

Fotos: Divulgação
 
Além de garantir a saúde bucal, as visitas ao dentista garantem intimidade com o profissional; atendimentos são anotados na carteira de vacinação (detalhe)
Uma iniciativa simples, porém de grandes resultados. O projeto "Vacinação contra a cárie", de autoria do dentista paranaense Geraldo Stocco, vem ganhando projeção nacional e já pode ser considerado uma evolução na prevenção de cáries em crianças.

A ideia, segundo ele, surgiu de uma urgência pessoal ao ver crianças do município, iniciando a fase escolar com muitas cáries. "Esse trabalho visa garantir o acompanhamento odontológico nos cinco primeiros anos de vida da criança, por meio de registros na carteira nacional de vacinação", explica Stocco, que atua na rede municipal de Saúde de Ponta Grossa e conta com a participação dos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF).

Com essa anotação, toda vez que os pais levarem os filhos para receberem alguma vacina, serão lembrados da visita ao dentista e podem agendar a consulta na mesma hora. "Todo profissional que tem acesso ao documento, irá observar que a criança não está com a consulta odontológica em dia. É uma forma de monitorar, fiscalizar. Além disso, a agente comunitária de saúde também pode olhar a carteira durante as visitas domiciliares. Funciona como um lembrete", completa.

Implantado na cidade desde 2007, os resultados têm se mostrado impactantes. No início do projeto, em uma Unidade Básica de Saúde, das 222 crianças entre 18 e 36 meses que foram receber vacinas, 123 foram examinadas pela odontologia. "Destas, 83% estavam sem cárie e 17% com cárie inicial", diz.

Dois anos depois, um novo levantamento com as crianças demonstrou que 70% estavam sem cárie. "Elas foram monitoradas por meio da carteira de vacina, com apenas duas consultas por ano de vida. Ou seja, elas estavam indo ao dentista regularmente, de seis em seis meses", afirma.

Pela eficácia e simplicidade, a iniciativa rendeu ao dentista, várias premiações sendo a última há poucos dias, quando concorreu com 427 projetos brasileiros no Prêmio Saúde, da Editora Abril. Na categoria Saúde Bucal, o trabalho foi um dos três finalistas e teve também, o reconhecimento da Colgate.

Em 2004, o projeto "Vacinação contra a cárie" ganhou a atenção da coordenadoria de saúde bucal do Ministério da Saúde e em 2011, foi integrado ao programa Rede Mãe Paranaense.

INFORMAÇÃO

Um levantamento do Ministério da Saúde em 2012, mostrou que aos 5 anos de idade, mais de 53% das crianças já tiveram cárie. Para Stocco, além da questão alimentar com a ingestão de muitos doces, há uma omissão dos pais em relação às visitas ao dentista.

"O sucesso da iniciativa é justamente pela informação e pelo monitoramento, pois muitas mães acham que não é importante levar os filhos ao dentista. O importante é garantir que a criança ingresse na escola sem cárie ou na fase inicial, porque no ambiente escolar ela passará a participar de programas de flúor e escovação", destaca.

Além disso, a saúde bucal depende dos pais cumprirem o dever de casa. De acordo com o dentista, eles devem estar bem orientados sobre a limpeza da boca do bebê, a época certa de escovar os dentes, a maneira correta da escovação, entre outros.

FOLHA DE LONDRINA
Micaela Orikasa
Reportagem Local
UA-102978914-2