[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Servidores cobram minuta de anteprojeto

Membros do FES argumentam que sem o texto não é possível aprofundar discussões sobre a Paranaprevidência

Curitiba – O Fórum das Entidades Sindicais (FES), que reúne instituições representativas dos funcionários públicos do Paraná, votou a pedir mais tempo para analisar a nova proposta de alteração da Paranaprevidência. Apesar de a gestão do governador Beto Richa (PSDB) já ter apresentado os principais itens da mensagem, os trabalhadores questionam o fato de, até a noite de ontem, não terem recebido a minuta do anteprojeto. A expectativa do líder do governo na Assembleia Legislativa (AL), Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), é de que o texto comece a tramitar na AL no dia 31 de março.

"O governo tem anunciado que vai incluir demandas dos servidores, mas nós não conhecemos (o teor da matéria). Na semana que vem, vamos levar um documento à Assembleia, anunciando aos deputados que não queremos a votação sem um acordo", afirmou a professora Marlei Fernandes, integrante da coordenação do FES. Ela participou, ao lado de mais de 500 servidores, de um seminário estadual ontem, na sede da APP-Sindicato, para debater o tema.

Ao contrário do texto original, que previa a unificação dos dois fundos – o financeiro, bancado pelo Estado, e o previdenciário, que recebe as contribuições dos servidores –, a ideia agora é "migrar" os inativos com 73 anos ou mais do primeiro para o segundo grupo. O FES considera, porém, que é preciso existir uma contrapartida, isto é, um aporte de capital. Romanelli afirmou que a minuta do projeto estava sendo concluída e que seria na sequência encaminhada ao FES. Ele também garantiu que buscará um entendimento com a categoria.

Brasília

O deputado federal João Arruda (PMDB-PR) aprovou ontem, na Comissão de Fiscalização Financeira e de Controle da Câmara Federal, um requerimento para a realização de uma audiência pública, com o objetivo de analisar os fundos previdenciários estaduais. Estão sendo convidados para depor o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e o especialista no tema Renato Follador, que é um dos idealizadores da Paranaprevidência. A ideia é analisar as mudanças realizadas no Paraná, em São Paulo e em Minas Gerais, que são questionadas pela Advocacia Geral da União (AGU).
Mariana Franco Ramos Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2