[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Norte Pioneiro busca integração com a Itália

Geração de empregos e turismo rural estão entre as prioridades do projeto de autoria do deputado federal Diego Garcia (PHS-PR)

Divulgação
Os atrativos turísticos do Norte Pioneiro, como a Rota do Café, podem ser beneficiados pelo acordo com a Itália
O deputado Diego Garcia presenteou o embaixador italiano com um exemplar do livro lançado pelo Grupo Folha que traz indicadores dos municípios da região
Jacarezinho - Impulsionar o desenvolvimento do Norte Pioneiro, gerando mais empregos e incentivando o turismo rural, faz parte de iniciativa que pretende conquistar esses avanços por meio da integração entre a região do Norte Pioneiro e a Itália. A ideia, de autoria do deputado federal Diego Garcia (PHS-PR), deve ganhar desdobramentos mais concretos a partir do segundo semestre, em ocasião de uma série de eventos oficiais que o embaixador italiano Raffaele Trombetta irá participar em Curitiba e outras cidades paranaenses. A informação foi confirmada, com exclusividade pela FOLHA, na última quinta-feira, pelo chefe de gabinete Alberto Labella, também responsável pela área de assessoria de imprensa da Embaixada da Itália, em Brasília. "O embaixador está em viagem no momento, mas posso confirmar que ele está bastante interessado no projeto. Ele recebeu o material, que está analisando, e teremos posições mais concretas a partir do próximo semestre", adiantou, por telefone.

O material, ao qual Labella se refere, é o livro "Norte Pioneiro – Terra de Empreendedorismo", lançado em julho do ano passado pelo Grupo Folha de Comunicação, e que foi entregue pelo deputado Garcia. A obra reúne um panorama e indicadores dos municípios da região. Ela traz informações sociais, econômicas e políticas dos municípios, como número de habitantes, grau de urbanização, área, alfabetização, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Produto Interno Bruto (PIB), além de um breve histórico de 49 cidades que compõem região histórica fundamental para os primórdios do desenvolvimento paranaense.

Em seu primeiro mandato iniciado este ano e já atuando como deputado federal – Diego Garcia conta que foi a partir de um convite para fazer parte da Frente Brasil-Itália que teve o seu primeiro contato com o embaixador italiano, que expôs possíveis trabalhos que poderiam ser realizados pelos dois países em decorrência do "Ano da Itália na América Latina", um conjunto de promoções culturais organizadas pelo governo italiano, que terá o Brasil como um dos parceiros. O objetivo do Grupo Brasil-Itália é viabilizar ações conjuntas entre os dois países. "Isso chamou muito a minha atenção e, em seguida, solicitei uma nova audiência com ele, onde tivemos uma conversa muito frutífera sobre o Norte Pioneiro", disse Garcia, em entrevista por e-mail.

Nascido em Bandeirantes, mas criado em Andirá, desde março do ano passado, Garcia reside em Jacarezinho, após ter se casado. Por ser natural da região do Norte Pioneiro, ele acredita que isso é um fator importante para conseguir identificar as prioridades da região e seguir em frente com o projeto. "Ainda não foi realizado um levantamento para sabermos, ao certo, o custo do que seria necessário para dinamizarmos a nossa região no aspecto econômico e cultural, mas acredito que é imprescindível gerarmos novos empregos, assim como investir na saúde pública e na educação com qualidade", ressalta, lembrando do potencial que a região tem para se tornar um polo turístico e estudantil do Paraná.

"O Norte Pioneiro tem diversos atrativos turísticos, mas o investimento no setor ainda é pequeno. É necessário explorar as riquezas culturais e naturais da região e incentivar o empreendedorismo aqui, dando infraestrutura ao segmento. Tenho certeza de que o embaixador vai se encantar com a Rota do Café e a Rota do Rosário, além das indústrias e da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná)", acrescenta.

Ao ser um dos mais jovens representantes do Norte Pioneiro na Câmara Federal, Garcia pretende intensificar o diálogo político com o grupo que representa a Frente Brasil-Itália e com o embaixador por meio de reuniões e visitas. "Essa troca de experiências será importante para o nosso Estado, para o Brasil e para a Itália", comenta o deputado.

Garcia ainda considera urgente procurar meios e parcerias para fortalecer o desenvolvimento econômico do Norte Pioneiro. "A visita do embaixador poderá abrir outras portas para novos investimentos na região. Vai ser um marco na história do Paraná", acredita.
Ana Paula Nascimento
Reportagem Local-folha de londrina
UA-102978914-2