[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Secretário diz que governo está de 'cara limpa'

Norberto Ortigara representou Beto Richa na abertura da ExpoLondrina e afirmou que governador não teme suspeitas de corrupção

Marcos Zanutto
Beto Richa não esteve na abertura da Expô, mas deve visitar a feira na semana que vem
Pela primeira vez desde que assumiu o governo do Paraná, em 2011, Beto Richa (PSDB) não participou da solenidade de abertura da ExpoLondrina, realizada ontem no Parque Ney Braga. A ausência do tucano coincide com as investigações deflagradas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) que atingem pessoas próximas ao governador. Com a missão de representar o tucano, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que o governo está de "cara limpa".

Segundo o Gaeco, O empresário Luiz Abi Antoun, parente de Beto, seria o suposto "líder de organização criminosa", e influente em diversos setores do governo, embora nunca estivesse nomeado em cargo público. Abi e mais seis pessoas, entre elas o ex-diretor do Departamento de Transporte Oficial do Estado (Deto), Ernani Delicato, foram denunciados por envolvimento em fraude na contratação emergencial da oficina Providence, de Cambé.

Em outra investigação sobre exploração sexual de menores, o ex-assessor da Casa Civil e fotógrafo Marcelo Caramori chegou a ficar preso por uma semana. Ele foi exonerado do cargo público. Na Operação Publicanos, sobre cobrança de propina na Receita Estadual de Londrina, a promotoria apurou que o ex-inspetor estadual do órgão, Márcio Albuquerque de Lima, companheiro de corridas de Beto, seria o líder da suposta organização ilegal.

Na história recente do evento, no primeiro ano da gestão do ex-presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Alexandre Kireeff (PSD), atualmente prefeito de Londrina, o então governador Roberto Requião (PMDB), hoje senador, mandou o vice representá-lo. Sobre a ausência de Beto, Kireeff foi lacônico. "Temos que respeitar a agenda do governador."

Apenas dois representantes do primeiro escalão da administração estadual prestigiaram o evento. Além de Ortigara, veio o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior. Ortigara disse que Beto visitará a feira na semana que vem. O governador ainda não vem a Londrina, oficialmente, desde o começo deste segundo mandato.

Questionado se as suspeitas de corrupção teriam relação com a mudança na agenda de Beto, Ortigara afirmou que o governador não tem nada a temer. "Jamais terei a ousadia de pensar ou ligar o Beto Richa a qualquer porcaria que alguém tenha cometido, mesmo que sejam pessoas muito próximas a ele."

Segundo o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do governo, Beto esteve ontem em São Paulo (SP) para participar da missa de 7º dia do filho do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e hoje estaria em Cascavel (Oeste) para participar da inauguração de uma obra.

O presidente do SRP, Moacir Sgarioni, também lamentou a ausência do governador. "É claro que a gente lamenta. Ele me ligou ontem e disse que virá. Tem a possibilidade também de três ministros virem." Responsável por um dos discursos mais inflamados em defesa de Beto Richa na solenidade, o prefeito de Cambé (Região Metropolitana de Londrina), João Pavinato (PSDB), aposta numa resposta firme contra os envolvidos em casos de corrupção. "Tenho certeza que o governador tem competência para acompanhar a situação e tomar as providências para punir as pessoas que cometeram algum ilícito no seu governo, se é que cometeram."

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Valter Orsi, "é muito sentida a ausência do governador". "Mas temos que respeitar a agenda dele nesse grande evento para Londrina e para o Sul do Brasil."
Edson Ferreira
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2