[Fechar]

Últimas notícias

FUTEBOL - Rivais do Londrina apostam em ‘medalhões’ na Série C

Entre velhos conhecidos da torcida brasileira, destaque para Paulo Baier, recém-contratado pelo Juventude

Divulgação/Juventude
Maior artilheiro da Série A do Brasileiro, Paulo Baier defenderá o Juventude na Terceira Divisão
Com o término dos campeonatos estaduais, as atenções se voltam para o Brasileirão. O Londrina inicia hoje a sua preparação para a série C e terá pela frente adversários que apostam em jogadores experientes e rodados para se darem bem. Nomes com Paulo Baier, Pereira, Fumagalli, Eduardo Martini e Leandrão vão tentar mostrar que ainda têm futebol para serem considerados protagonistas.

O LEC, que estreia no dia 17 contra a Portuguesa, não conta com grandes "medalhões" no seu elenco, porém, também tem a sua estrela. O meia Celsinho, que se recupera de uma lesão muscular, é uma das apostas do alviceleste para tentar chegar à série B.

A grande contratação entre os nove adversários do Londrina foi a chegada do meia Paulo Baier, de 40 anos, ao Juventude-RS. O maior artilheiro da era dos pontos corridos do Brasileirão, com 106 gols, jogou o último gaúcho pelo Ypiranga e foi o grande destaque do time de Erechim. "Chego no clube, não para passear, mas para ajudar a fazer história, juntamente com os jogadores que aqui estão, construindo uma família. Desse jeito, vamos fazer a diferença", falou o veterano, durante sua apresentação na semana passada. Algoz do Londrina na Série D em 2013, o Juventude conta também no seu elenco com o zagueiro Pereira, ex-Santos e Coritiba.

Para tentar sair da série C, divisão que joga desde 2013, o Guarani aposta no "interminável" meia Fumagalli, de 37 anos. Após fracassar na primeira competição do ano – ficou apenas em 8º lugar na série A2 do Paulista –, o Bugre corre atrás de mais dois jogadores experientes para reforçar o elenco: o zagueiro Gladstone, de 30, ex-Cruzeiro e Palmeiras e o goleiro Rafael Santos, revelado pelo Corinthians.

O Brasil, de Pelotas, semifinalista do Gauchão – foi eliminado pelo campeão Internacional –, aposta na manutenção da base para repetir o feito de 2014. No ano passado, o clube chegou a final da Série D, após eliminar o Londrina na semifinal, em dois jogos polêmicos e violentos.

O Xavante confia em nomes como o do goleiro Eduardo Martini, ex-Grêmio, e na nova contratação, o atacante Leandrão, com passagens por Inter e Botafogo. Rogério Zimmermann, no comando do time desde maio de 2012, segue sendo o comandante.

A aposta do Caxias em um medalhão acabou sendo frustrada. Após anunciar a chegada do meia Souza, ex-São Paulo e Grêmio, o jogador foi liberado para resolver problemas particulares e não voltou mais. O time gaúcho comunicou que desistiu oficialmente da contratação. O Caxias vai tentar na Série C apagar a pífia campanha no Gaúcho, quando acabou sendo rebaixado para a segunda divisão.

Quem também não tem muito a comemorar é a Portuguesa. A Lusa vem de dois rebaixamentos seguidos. Da série B para a C do Brasileiro em 2014 e para a série A2 do Paulista este ano. Após ser eliminada na semana passada da Copa do Brasil para o Ituano, a diretoria liberou dois jogadores dos mais experientes: o zagueiro Valdomiro e o volante Ferdinando. Atolado em dívidas, o clube do Canindé terá um time totalmente reformulado para a sequência da temporada.

Outro adversário do LEC que vive momento delicado é o Guaratinguetá. Pior time da A2 paulista, a equipe conseguiu somar apenas três pontos, após disputar 18 partidas e caiu para a terceira divisão de São Paulo. Ontem, a diretoria anunciou a dispensa de 18 jogadores.

MINAS GERAIS
Entre os mineiros, o adversário mais forte deve ser a Tombense. Campeão da Série D no ano passado, o time de Tombos só foi eliminado do estadual, na semifinal, quando perdeu para a Caldense, vice-campeã. Já o Tupi reformulou bastante o elenco após ficar apenas em nono lugar no Mineiro. A equipe de Juiz de Fora tenta avançar na Copa do Brasil no duelo contra o Atlético Paranaense. Os mineiros venceram a primeira partida, em casa, por 1 a 0.

O Madureira, único representante do Rio de Janeiro, chega bem credenciado após a surpreendente campanha no estadual, quando brigou até a última rodada por uma vaga na semifinal. O time do subúrbio acabou perdendo a classificação para o Fluminense. Na Copa do Brasil, o tricolor foi eliminado pelo Maringá.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2