[Fechar]

Últimas notícias

‘Desaniversário’ de Beto tem bolo e protestos

Educadores lembraram dos três meses da ação violenta da PM no Centro Cívico

Curitiba - Cerca de 500 servidores públicos, a maioria professores, participaram ontem dos atos de "descomemoração" dos três meses do chamado massacre do Centro Cívico em Curitiba, conforme estimativa da APP-Sindicato. As ações, que se repetiram em outras grandes cidades do Estado, como Londrina, coincidiram com os 50 anos do aniversário do governador Beto Richa (PSDB), considerado por eles o culpado pelos episódios verificados na Praça Nossa Senhora de Salete. Na ocasião, mais de 200 pessoas que protestavam contra a reforma da Paranaprevidência ficaram feridas.

Para lembrar a data, os trabalhadores se reuniram logo cedo em frente ao prédio onde mora o tucano, na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, no bairro Mossunguê, e fizeram um café da manhã comunitário. Observados por alguns policiais militares, eles gritaram frases como "acorda ô Beto Richa, levanta para fazer o café, que o dia já vem raiando e a professorada já está de pé". O chefe do Executivo, contudo, passou o dia inteiro em São Paulo, reunido com o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

No período da tarde, os servidores distribuíram pedaços de bolo na Boca Maldita, no centro. "Trouxemos ao mesmo tempo a memória do 29 de abril, com um resgate através de balões (pretos) cheios, colocados no chão com nomes dos feridos, e fizemos uma denúncia sobre o descumprimento de itens acordados na greve de fevereiro", contou o presidente da APP, Hermes Leão. Segundo ele, compromissos como a concessão de licenças especiais – para estudo – de dois mil docentes vêm sendo ignorados. O afastamento começaria em agosto, mas foi adiado para fevereiro de 2016. Em Londrina, os professores se manifestaram no Calçadão.

Por meio de nota, o governo do Estado destacou que vem fazendo "um enorme esforço" para atender às reivindicações. "Já foram contratados mais de 23 mil profissionais da Educação. Além disso, os professores da rede pública paranaense, que representam dois terços de todo o funcionalismo do Estado, receberam 60% de elevação salarial acumulada nos últimos quatro anos. O Paraná paga uma das melhores remunerações iniciais à categoria. Para 40 horas trabalhadas por semana, os professores recebem uma remuneração mensal de R$ 3.194,70".
Mariana Franco Ramos
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2