[Fechar]

Últimas notícias

Levando a sério trabalho do Corpo de Bombeiros

Corporação promove ações nas escolas para orientar alunos sobre os riscos que representam os trotes aos serviços de emergência

Antônio de Picolli/Divulgação
Como agir em casos de emergência com fogo está entre as lições repassadas pelos bombeiros aos alunos das escolas municipais de SAP
Santo Antônio da Platina - A cada 10 ligações por socorro no número de emergência do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina (193), sete são consideradas trotes, segundo o comandante do Posto Avançado (PA) da corporação, tenente Jefferson Gregório. Para diminuir esse índice, o efetivo do quartel platinense está promovendo diversas ações nas escolas da rede municipal para alertar, orientar e conscientizar os alunos, durante a Semana de Proteção contra Acidentes.

De acordo com o oficial, o projeto pretende atingir aproximadamente mil alunos do 1º ao 5º ano que, além das orientações, também estão tendo a oportunidade de conhecer e manusear os equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros em ocorrências como combate a incêndios e resgates, por exemplo.

Os alunos das escolas Ophelia Mello do Nascimento e Vilma Longo, na última segunda-feira, conheceram de perto as viaturas e tiveram instruções sobre procedimentos para atendimentos emergenciais, mas a principal aula foi sobre a importância de se conscientizar quanto aos danos causados à população por conta dos trotes à corporação.

Durante as instruções os bombeiros usaram um botijão de gás de cozinha para mostrar aos alunos como se deve agir em casos de emergência com fogo e todos tiveram a oportunidade de praticar a aula defensiva. A diretora da Escola Municipal Vilma Longo, Rosinete de Campos Aquino, aprovou a iniciativa dos bombeiros de apresentar a rotina da corporação e considerou fundamental que as crianças saibam como agir em situações atípicas. "Muitos sonham em ser bombeiro, é fantástico vê-los eufóricos para aprender. Os bombeiros sabem falar a linguagem dos alunos e realizam um trabalho maravilhoso. Estamos muito satisfeitos."

Para o tenente Jefferson Gregório investir no futuro das crianças é uma forma de prevenir ações futuras. Segundo o oficial, a ideia de promover as ações nas escolas foi justamente com o objetivo de educar os alunos desde os primeiros anos e, além do conhecimento adquirido também recebem um material educativo para levar para casa. "O nosso foco é reduzir os trotes recebidos, pois índice é maior durante o período escolar, porém, é também a oportunidade de contribuirmos com a educação preventiva." O tenente alertou ainda que todos os números que solicitam o atendimento emergencial ficam armazenados para identificar as origens das chamadas e os responsáveis, quando necessário. "Já tivemos casos em que deslocamos as viaturas e não havia nenhum tipo de emergência no local. Por isso estamos orientando para que não façam mais isso", explicou o oficial.

Conforme previsto no artigo 340 do Código Penal, a pessoa pode ser multada ou receber pena de detenção que pode variar de um a seis meses em casos de trotes para o Corpo de Bombeiros ou polícias Civil e Militar.
Luiz Guilherme Bannwart
Especial para a FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2