[Fechar]

Últimas notícias

Novos cursos técnicos no Norte Pioneiro

ilustrativo

A oferta de cursos técnicos é crescente em diversas instituições de ensino e a busca por este tipo de formação também ganha corpo especialmente no Norte Pioneiro, onde a mão de obra qualificada é escassa em vários setores. Em Ribeirão Claro sete novos cursos profissionalizantes serão oferecidos neste mês. As capacitações são gratuitas e realizadas pela prefeitura em parceria com o Sesi, Senai e Senac.

De acordo com a secretária de Assistência Social do município, Regina Margareth Nogueira Fernandes, estão abertas as inscrições para os cursos de atendimento para garçom, cozinha italiana, cozinha brasileira, cozinha oriental, auxiliar de cozinha, pedreiro, rebocador e azulejista e corte e costura industrial. "Estes cursos foram escolhidos por conta da demanda da cidade. Muitos deles foram ofertados a pedido dos empresários do setor hoteleiro que estão investindo aqui, assim, quando as vagas surgirem as pessoas já estarão capacitadas e poderão ser contratadas", comenta.

Além destes novos cursos, algumas turmas da capacitação para recepcionista em meios de hospedagem, marceneiro e operador de computador estão em andamento. A secretária afirma que há cursos agendados até dezembro e para fazer as inscrições e saber mais sobre carga horária e pré-requisitos necessários basta entrar no site da prefeitura www.ribeiraoclaro.pr.gov.br.

INSCRIÇÕES EM SAP
Em Santo Antônio da Platina também há cursos profissionalizantes com matrículas abertas. Conforme Rodrigo Lucateli José, coordenador de Educação do Senai Santo Antônio da Platina, há oferta de cinco cursos gratuitos oferecidos pelo Senai em parceria com o Governo Federal. "Temos o curso de técnico em eletromecânica, segurança do trabalho, técnico em logística, técnico em informática e técnico em eletrotécnica", elenca. As inscrições seguem até o dia 03 de julho e são exclusivas para alunos que fizeram o Enem 2014. As vagas não preenchidas serão disponibilizadas para o público em geral e poderão ser feitas de 20/07 à 02/08 pelo site www.sisutec.mec.gov.br.

Segundo ele, os cursos são uma demanda do Norte Pioneiro e as modalidades são escolhidas a partir de uma classificação realizada pelo Ministério da Educação. "A oferta de empregos na região é levada em conta nesse processo e os cursos se adequam às necessidades da indústria local", destaca.
Michelle Aligleri
Reportagem Local-folha de londrina
UA-102978914-2