[Fechar]

Últimas notícias

Ana Marcela encara sol, chuva e 5h de prova e é bicampeã mundial dos 25km

Maratonista baiana de apenas 23 anos se despede do Mundial de esportes aquáticos de Kazan com ouro, prata, bronze e vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Por Direto de Kazan, Rússia
Satiro Sodré/SSPress (Foto: Satiro Sodré/SSPress)Satiro Sodré/SSPress (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
A coleção de medalhas de Ana Marcela Cunha no Mundial de esportes aquáticos de Kazan ficou completa. Depois da prata nos 5km por equipe e do bronze nos 10km, a baiana precisou recuperar o fôlego neste sábado para nadar 25km em mais de cinco horas de prova e colocar no peito o prêmio da cor que ainda lhe faltava: dourada. A baiana de apenas 23 anos, que já havia sido campeã desta prova no Mundial de Xangai 2011, enfrentou sol, chuva e a água fria para se despedir da competição com o bicampeonato e o status de maior medalhista do Brasil entre todas as modalidades. Com três pódios e a vaga para as Olimpíadas do Rio garantida, a maratonista deixa a Rússia 100% satisfeita e otimista para as braçadas do ano que vem, nas águas da praia de Copacabana.
- Estou muito feliz. A gente tinha planejado isso para o Mundial passado, de voltar para casa com três medalhas, mas eu não tive tanta paciência nos 25 quilômetros. Esse ano, viemos mais preocupados em pegar a vaga olímpica, mas a gente sabia que se eu nadasse bem os 10km e ganhasse da Poli (Poliana Okimoto) nadaria a prova por equipe. E nos 25km, entrei com outra cabeça, outro pensamento, para buscar a medalha. A gente está muito feliz por ter concretizado isso, não tenho nem palavras. Estou muito feliz com as três medalhas no Mundial e agora é pensar em 2016 - comemorou Ana Marcela, que soma agora sete medalhas em mundiais (seis em Mundias de esportes aquáticos e uma em Mundial de águas abertas).
Ana Marcela Maratona Aquática (Foto: Reuters)Ana Marcela cerra o punho direito para comemorar a vitória (Foto: Reuters)





A gente tinha planejado isso para o Mundial passado, mas eu não tive tanta paciência nos 25 quilômetros. Esse ano, viemos mais preocupados em pegar a vaga olímpica. A gente está muito feliz por ter concretizado isso, não tenho nem palavras
Ana Marcela
A brasileira se manteve no pelotão da frente desde as primeiras voltas da prova deste sábado, nas águas do Rio Kazanka. A partir do quilômetro 15, acompanhando o ritmo dos homens, começou uma disputa mais próxima pela liderança com a xará Anna Olasz, da Hungria. Após ocupar o primeiro lugar por algum tempo, passou a controlar o ritmo, voltou para a segunda colocação e foi apenas acompanhando Olasz. 
Mais inteira, a brasileira então partiu para o ataque nos 2,5km finais. No quilômetro final, depois de nadar 24km, Ana Marcela aumentou o ritmo, ultrapassou a húngara e deslanchou na frente, vencendo com o tempo de 5h13m47s. Anna Olasz bateu 26s1 depois, com 5h14m13s. O bronze ficou com a alemã Angela Maurer (5h15m07s).
Ana Marcela Maratona Aquática (Foto: Satiro Sodré/SSPress)Ana Marcela Maratona Aquática (Foto: Satiro Sodré/SSPress)

Além das adversárias, Ana Marcela precisou superar os diferentes momentos climáticos durante os 25km de prova. O sol chegou a aparecer nas primeiras voltas, mas, no meio do percurso, o céu de Kazan fechou e os últimos 5km foram debaixo de muita chuva. A temperatura da água também. Nada que pudesse, no entanto, atrapalhar o caminho da baiana até a medalha de ouro.
- Nós ficamos sempre ligados na meteorologia. A gente sabia que ontem seria um dia frio, que a temperatura da água cairia um pouco. Já sabia que o tempo poderia fechar, como aconteceu. Nós estávamos mais preparados. É uma distância longa. O treino é muito importante, mas acho que a parte mental é mais importante. Independentemente se estava chovendo, sol ou se a temperatura da água fosse para 17 graus, a gente estava preparado para tudo. 

Na última quinta-feira, Ana Marcela faturou a prata na prova de 5km por equipe, ao lado de Allan do Carmo e Diogo Villarinho. Antes, ela já havia conhecido o pódio do Mundial de Kazan, com o terceiro lugar nos 10km, sua principal prova e o percurso dos Jogos do Rio. Com o bronze da estreia, a baiana também levou a sonhada vaga olímpica.

Mais do Mundial:+ Blog: A maior medalhista do Brasil entre todas as modalidades
+ Chip do Brasil dá problema, mas prata é confirmada na prova por equipes+ Fora de Londres, Ana Marcela Cunha festeja volta por cima: “Tirei um peso”
+ Garantida em 2016, Poliana quer rever a tática: "Não ter a última alimentação"
+ Confira a agenda da natação e das maratonas aquáticas
Ana Marcela foi o principal destaque do Brasil na maratona aquática de Kazan (Foto: Satiro Sodré/SSPress)Ana Marcela foi o principal destaque do Brasil na maratona aquática de Kazan (Foto: Satiro Sodré/SSPress)

Outra brasileira no 25km feminino, Betina Lorscheitter não se sentiu bem na altura do quilômetro 18 e abandonou a disputa. Na prova masculina, Allan do Carmo chegou a completar a sexta volta na sexta colocação, mas não conseguiu manter o ritmo e terminou em 16º, com o tempo de 5h06m27s9. O jovem maratonista Diogo Villarinho, de 21 anos, largou bem, completando a primeira volta na liderança. O goiano, no entanto, foi ficando para trás e cruzou a linha de chegada em 18º (5h11m04s2). O italiano Simone Ruffini completou os 25km em 4h53m10s7 e levou o ouro. O americano Alex Meyer e o italiano Matteo Furlan completaram o pódio, com a prata (4h53m15s1) e o bronze (4m54s38). 
- Foi uma prova muito difícil e muito dura para mim. Consegui ficar com pelotão até o início da oitava volta, mas depois senti muito cansaço. Depois, tentei completar a prova na superação. Eu já tinha sentido que eu não tinha mais condições de disputar nada. Mas fica a lição, fica o poder da superação por ter completado a prova, sentindo todos os tipos dores. Esse é o esporte: um dia você ganha, um dia você perde - disse Allan do Carmo, que conquistou a vaga olímpica ao terminar em nono a prova de 10km de kazan.
SporTV transmite ao vivo o Mundial de esportes aquáticos. Assinantes do canal podem assistir também pelo SporTV Play na internet. Entre os dias 2 e 9 de agosto, as finais da natação com brasileiros na disputa terão cobertura em Tempo Real do SporTV.com.
UA-102978914-2