[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Austríaca que ficou paraplégica já respira sem aparelho e está consciente

Atleta do salta com vara, Kira Gruenberg passa por uma cirurgia para estabilização das vértebras cervicais e pode deixar o centro de terapia intensivo antes do previsto

Por Rio de Janeiro
O sábado começou com notícias animadoras sobre o estado de saúde da saltadora austríaca Kira Gruenberg, que ficou paraplégica após sofrer um acidente durante um treino na quinta-feira, em Innsbruck, capital de Tirol, na Áustria. De acordo com o empresário da atleta de 21 anos, Thomas Herzog, Kira já respira de forma independente e pode deixar o centro de traumatologia de terapia intensiva do Hospital Universitário mais cedo do que o esperado. As informações são do site austríaco "Krone".
- Ela está consciente e alerta - disse Thomas Herzog, neste sábado.
Kira Grünberg Áustria salto com vara (Foto: Ian Walton/Getty Images)Kira Grünberg ficou paraplégica após sofrer uma queda durante um treinamento (Foto: Ian Walton/Getty Images)
Apesar de Kira ter apresentado uma melhora após passar por uma longa cirurgia de emergência na quinta-feira, ainda é muito cedo para fazer qualquer tipo de previsão. Neste sábado, os médicos estiveram com a família da atleta e acenaram com a possibilidade de uma transferência para a enfermaria geral nos próximos dois dias. 
- A mudança da respiração já é a primeira abordagem de reabilitação. Ela pode sair mais cedo do intensivo, o que seria muito positivo. O diagnóstico de lesão medular e danos permanentes mantém-se inalterado, mas, para mais previsões ainda é muito cedo - disse Herzog.
ENTENDA O CASO

Atleta do salto com vara, a austríaca Kira Grünberg sofreu um grave acidente durante um de seus treinamentos, na quinta-feira. A jovem de 21 anos quebrou a cervical ao cair com cabeça e pescoço durante a realização de um salto. Segundo a Federação Austríaca de Atletismo, que doou 10 mil euros (cerca de R$ 37,6 mil) para ajudar no tratamento, Kira passou por uma cirurgia e para estabilização das vértebras cervicais e evitar mais danos e ficou paraplégica. 
O empresário da saltadora, Thomas Herzorg, afirmou à imprensa internacional que o objetivo da cirurgia foi manter funções vitais. Horas após o ocorrido, a Federação de Atletismo da Áustria lançou uma campanha de arrecadação de fundos via internet. Os interessados em ajudar a atleta podem depositar qualquer quantia em conta divulgada no site da entidade.
UA-102978914-2