[Fechar]

Últimas notícias

Atividades de calistenia/streetworkout se destacam por serem gratuitas e ao alcance de todas as faixas etárias


Gina Mardones
A calistenia mescla exercícios básicos de força, como flexões
Usar o peso do próprio corpo no treinamento, praticar atividade física sem restrição de local e de forma gratuita e conquistar uma liberdade corporal. Características específicas da calistenia/streetworkout, modalidades que vêm ganhando cada vez mais adeptos em Londrina.

A calistenia foi a primeira atividade física desenvolvida nas universidades americanas e mescla exercícios mais básicos de força, como abdominais e flexões. "O streetworkout engloba calistenia, parkour e ginástica, com movimentos mais difíceis e manobras em barras e argolas", explicou o professor Lucas Yamagushi, praticante de parkour há nove anos. O streetworkout chegou ao Brasil em 2011 e, em Londrina, existem, atualmente, cerca de 40 praticantes, que se reúnem todos os sábados, a partir das 17h30, no Zerão.

Pessoas de todas as idades podem praticar as atividades, que são realizadas ao ar livre e em qualquer espaço. "O mais interessante é a consciência corporal que você adquire. Movimentos que parecem impossíveis em um primeiro momento são perfeitamente realizáveis com o treinamento. Você consegue uma liberdade corporal e amplia seus limites", relatou o professor de judô, Renan Batista, de 25 anos.



Praticando a modalidade há oito meses, a professora Claudia Amaral, de 23, está trocando a musculação pelos movimentos de força da calistenia. "Todo mundo pode e é capaz. Você vai desenvolvendo o equilíbrio e se surpreendendo com o que consegue fazer", apontou. A gerente comercial, Erica Reis, de 29, se diz apaixonada pela modalidade. "Já fiz capoeira, jiu-jítsu, muay thai, academia. Mas, este tipo de rotina não me atrai mais. A calistenia melhora a mobilidade, coordenação, a definição muscular e a perda de peso. Depois de ter um conhecimento básico, você pode treinar em qualquer lugar", frisou.

O instrutor de academia Mário Marinho é um dos idealizadores da equipe londrinense e tem um projeto de criar parques específicos para a prática do streetworkout. "Basicamente são equipamentos de ferro, colchões e argolas. Vou apresentar a ideia à Fundação de Esportes, para que o primeiro seja instalado no Zerão. O objetivo depois é levar para outras regiões também", informou.

Marinho participou no último dia 18, em Cascavel, do 1º Campeonato Paranaense de StreetWorkout e terminou em sétimo lugar, na modalidade freestyle.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2