[Fechar]

Últimas notícias

Câmara Municipal de Nova Londrina cassa mandatos de dois vereadores

Sessão cassou mandatos de Nelson da Costa (PSD) e Mário Sonsim (PDT).
Vereadores já tinham sido condenados pela Justiça por corrupção eleitoral.

Do G1 PR
Vereadores foram condenados por corrupção eleitoral (Foto: Divulgação/ Câmara de Vereadores de Nova Londrina)Vereadores já tinham sido condenados por
corrupção eleitoral (Foto: Divulgação/ Câmara de
Vereadores de Nova Londrina)
A Câmara de Vereadores de Nova Londrina, no noroeste do Paraná, cassou os mandatos de Nelson da Costa (PSD) e Mário Sonsim (PDT) nesta quarta-feira (12) por quebra de decoro parlamentar. A decisão pela cassação dos vereadores foi unânime, foram sete votos favoráveis.
Costa e Sonsim foram flagrados pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) oferecendo e distribuindo vales-combustível a eleitores em troca de votos para candidatos a deputados estaduais, antes da votação do 1° turno das eleições de 2014. Os dois também respondem a uma ação civil pública por improbidade administrativa, por terem recebido diárias irregulares entre 2009 e 2012.
Além disso, em junho deste ano, Sonsim e Costa foram condenados pela Justiça por corrupção eleitoral. Os legisladores condenados foram multados em dez salários mínimos cada e deverão prestar serviço comunitário entre um ano e dois meses a um ano, onze meses e dez dias.

A sessão que caçou os mandatos dos dois vereadores começou na noite de segunda-feira (10), mas precisou ser suspensa após tumulto com os moradores da cidade. A reunião recomeçou nesta quarta-feira e terminou pouco depois do meio-dia.
Nelson da Costa (PSD) informou que vai recorrer da decisão. Já Nelson Sonsim (PDT) não atendeu os telefonemas da reportagem para comentar o assunto. 
A partir de segunda-feira (17), os suplentes Cláudio Molina (PV) e Silvino Roman (PDT) assumem as vagas deixadas pelos políticos.
UA-102978914-2