[Fechar]

Últimas notícias

COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO SÃO JORGE, DA TERRA NOVA, SÃO JERONIMO DA SERRA, PRODUZ O MINHOCÁRIO







O Minhocário, foi produzido pelos professores de Matemática e Ciências,Celso Carlos Daguana e Neide Santana, respectivamente, juntamente com os alunos de 7º 8º e 9º B do Colégio Estadual do Campo São Jorge. Construiram uma caixa de aproximadamente 0,80 cm x 2m com 0,50 cm de profundidade e foi colocado terra e materiais de fácil degradiação e posteriomente foi colocado aproximadamente 1 kgde minhocas no intuito de criar as cria-las e fazer a retirada do humus. E futuramente essas minhocas serão colocadas em áreas que precisam ser areadas. Os humus deste minhocário será utilizado pela comunidade escolar como fertilizantes naturais.
A compostagem doméstica é uma ótima forma de destinação para os resíduos orgânicos gerados no lar. Este processo pode ser muito simples e até prazeroso, e ainda reduzir pela metade o lixo colocado para fora de casa.
O minhocário caseiro é um sistema de compostagem compacto que pode ser utilizado em quase todos os tipos de ambientes domésticos. Este sistema utiliza minhocas californianas para acelerar a decomposição dos resíduos orgânicos, que se transformam em Húmus, um excelente adubo orgânico rico em nutrientes para todos os tipos de plantas. Se você pensa em plantar ou já possui plantas em vasos, hortas ou jardins, um minhocário pode contribuir bastante para o seu sucesso. E o melhor de tudo, a partir daquilo que seria jogado “fora”.
Se a intenção é contribuir para um bairro e uma cidade mais limpa e saudável e/ou dar o ponta pé inicial para uma vida mais sustentável, o minhocário se encaixa como uma luva. O sistema é cíclico e contínuo para proporcionar o uso ininterrupto e não ser necessário colocar os resíduos orgânicos na lixeira da rua, evitando mau cheiro, animais domésticos e insetos indesejados. Além disso, evita que os resíduos orgânicos sejam enviados aos aterros sanitários onde podem gerar gases e líquidos poluidores. Com a compostagem doméstica deixamos de contribuir para este grande problema ambiental e passamos a gerar benefícios
UA-102978914-2