[Fechar]

Últimas notícias

Em sessão extraordinária, Câmara de Jataizinho afasta quatro vereadores

Comissão Processante foi implantada para investigar os parlamentares.
Grupo é suspeito de improbidade administrativa e quebra de decoro.

Do G1 PR, com informações da RPC Londrina
Em sessão extraordinária neste sábado (8), a Câmara de Jataizinho, no norte do Paraná, afastou quatro vereadores suspeitos de improbidade administrativa e quebra de decoro parlamentar. Na mesma sessão, foi aberta uma Comissão Processante para investigar os políticos.

Os denunciados estavam impedidos de participar da sessão, e os suplentes assumiram as vagas. Foram oito votos favoráveis ao afastamento e um contrário.
Enquanto as investigações estiverem tramitando, Maurílio Matielho (PSD), conhecido como Bidu e que já foi presidente da Casa, Alex Antônio Gomes Faria (PRB), que já exerceu a função de primeiro secretário, Clóvis da Silva Cordeiro (PTB), o Clovinho, e Jorge dos Santos Pereira (PPS), conhecido como Jorginho, continuam a receber o salário de aproximadamente R$ 2.700,00.

Procurado pela reportagem, o vereador Maurílio Matielho não quis falar sobre o assunto. Os vereadores Clóvis da Silva Cordeiro e Alex Antônio Gomes Daria não atenderam às ligações da reportagem.

Eles também são suspeitos de envolvimento em irregularidades para a eleição da Mesa Executiva e ofensa a outros vereadores e ao prefeito.
Já o vereador Jorge dos Santos Pereira disse que os vereadores afastados não receberam notificações da sessão extraordinária e que não há nenhum parecer jurídico sobre a situação. Ele também considera o afastamento um ato antidemocrático.

Denúncias
Todos são investigados por suspeita de fraude em licitação para a contratação de uma empresa de programas de computador para a área contábil e recursos humanos.

“Nós temos uma prazo de 90 dias, três meses, para que a Comissão conclua o relatório final”, disse Cícero Aparecido Guimarães (PDT), que é presidente da Comissão. Este relatório deverá indicar ou não a cassação dos vereadores.

Uma das primeiras tarefas da Comissão será notificar os vereadores sobre o afastamento. Feito isso, os parlamentares devem apresentar as defesas.
UA-102978914-2