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Ferrovia Norte-Sul tem investimento estimado em R$ 20 bilhões

Ministro dos Transportes esteve ontem em Curitiba para apresentar estudo de viabilidade da obra que vai passar pelos três estados do Sul

Paulo Lisboa
O ministro dos Transportes, Antonio Rodrigues, reforçou que o trecho ainda é um estudo e ainda tem muito a ser melhorado
O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, veio ao Paraná ontem apresentar na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Panorama (SP), Chapecó (SC) e Rio Grande (RS). Este trecho da ferrovia vai passar pelos três estados do Sul e tem um investimento estimado em R$ 20 bilhões.

Rodrigues fez questão de ressaltar que o trecho ainda é um estudo que ainda tem muito a ser melhorado. Segundo ele, depois da apresentação do EVTEA, que aconteceu ontem nas três capitais do Sul, será lançado um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), possivelmente neste segundo semestre, para ver os interessados na concessão do trecho. "Precisamos primeiro ter interessados para depois soltar a PMI, senão ela vai ficar no papel", disse o ministro.

De acordo com ele, o traçado que vai passar pelo Paraná ainda não está definido. "Na PMI vamos ter as definições", disse. No estudo preliminar, a ferrovia passaria por 31 municípios no Paraná e contemplaria cidades como Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Pato Branco. Londrina não está incluída neste traçado inicial.

Durante a reunião na Fiep, o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, falando em nome de uma frente de chefes do Executivo e empresários de vários municípios, fez um apelo para que a ferrovia passe pela região. "A região de Londrina e Apucarana está dentro da área de maior viabilidade apontada pelo estudo da Valec", disse.

"Vamos abrir a PMI para estudos mais detalhados que permitam a licitação, a concessão desse trecho do Sul", disse o secretário de fomento do Ministério, Daniel Sigelmann.

O EVTEA foi elaborado pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, empresa estatal vinculada ao Ministério dos Transportes. O estudo indicou como referência a passagem da ferrovia por 82 municípios em quatro estados (oito em São Paulo; 31 no Paraná; 14 em Santa Catarina e 29 no Rio Grande do Sul). A extensão prevista é de 1.731 quilômetros.

O presidente da Valec, Mário Rodrigues, disse que é preciso buscar o que mais agregue ao traçado para que a ferrovia seja viável. "É um investimento muito grande, vamos necessitar de uma parceria da iniciativa privada porque é uma ferrovia extremamente necessária não só para o Sul, mas para o Brasil. Esse traçado do estudo é uma diretriz. O próximo passo é o desenvolvimento do projeto básico. Aí sim vai se definir traçado, custo efetivo, estudos de ramais, de centros de distribuição logística. A ferrovia por si só não resolve. Tem que ter uma integração com os outros modais", explicou.

"Apesar da crise econômica, a ferrovia é um modal altamente importante e é estratégica para trazer grãos que são produzidos no Norte e Centro-Oeste, ligando um extremo a outro do País. A ferrovia tem facilidade de intermodalidade e várias conexões. Consideramos altamente viável", disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo. Ele defendeu que o traçado seja definido considerando questões técnicas e não aspectos políticos.

A Ferrovia Norte-Sul de Barcarena/PA ao Rio Grande/RS foi projetada para promover a integração nacional, minimizar custos de transporte e interligar as regiões brasileiras, por meio das suas conexões com ferrovias novas e existentes. A construção foi iniciada por trechos, na década de 1980.

Pedágio

Ontem, o ministro disse que a renovação das concessões de pedágio no Paraná estão em estudos. "Houve uma reivindicação de alguns deputados. Tem um grupo político favorável e um grupo político contra. Nós estamos estudando, se for para o bem do Paraná, se reduzir os pedágios, se tiver investimento, nós vamos discutir com o governador. Se não, vai ter que vencer as concessões e vamos pensar o que fazer", afirmou.
Andréa Bertoldi
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
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