[Fechar]

Últimas notícias

Curitiba foi a capital com mais mortes violentas em 2014, revela estudo

9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública foi divulgado nesta quarta (30).
Índice aponta uma morte a cada treze horas na capital; ao todo foram 604.

Do G1 PR
Dados divulgados pela primeira série do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que Curitiba foi a capital do Sul do Brasil com maior número de mortes violentas em 2014. O estudo aponta 604 mortes decorrentes de homicídio, lesão corporal e latrocínio. O índice destaca ainda que foi registrada uma morte violenta a cada treze horas na capital.
Na comparação com 2013, quando foram registrados 563 óbitos pelas mesmas causas, houve um aumento de 6,4%. No ranking das capitais mais violentas, a capital paranaense aparece no 17º lugar. A taxa média é de 32,4 mortes a cada 100 mil habitantes.
Porto Alegre apresentou 598 casos, e Florianópolis teve 78. Apesar de o dado indicar a capital paranaense como a mais violenta do Sul, se a comparação fosse relativa à proporção de moradores, o ranking do Sul ficaria com Porto Alegre, explica o relatório.

Nacionalmente,
 Fortaleza, no Ceará, liderou a lista com 77,3 mortes a cada 100 mil habitantes, e São Paulo teve o menor índice - com 11,4 óbitos. Para a diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, o quadro é bastante preocupante. “Os dados revelam as dificuldades encontradas no enfrentamento da violência letal nos grandes centros urbanos.
Esta é a primeira vez que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública realiza um levantamento focado nas capitais brasileiras. Os dados foram obtidos por meio de solicitações às secretariais estaduais da Segurança Pública com base na Lei de Acesso à Informação e por meio de cruzamento de informações disponibilizadas pelos órgãos na web.
fonte - G1 PARANÁ
UA-102978914-2