[Fechar]

Últimas notícias

Festival CineUrge vai exibir 30 curtas na cidade de Cornélio Procópio

Cornélio Procópio - Começa na próxima quarta-feira, a 2ª edição do Festival de Cinema de Cornélio Procópio (CineUrge). O evento se estenderá até o dia 27 de setembro na Musicarte. Com o tema "Cinema sem Cinema", o evento irá promover uma mostra de curtas-metragens, rodas de discussão e oficinas voltadas para a produção de cinema e educação.

Para colocar a cidade no clima do festival, neste domingo haverá uma exibição, aberta ao público, na Praça Botafogo, do filme "O Submarino Amarelo", produção de 1968 dirigida por George Dunning com os integrantes da banda britânica Beatles (George Harrison, John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr).

O evento reservará as noites dos dias 25 e 26 para a mostra competitiva de curtas. Foram mais de 200 inscritos, o dobro em relação ao ano passado. Participarão da competição deste ano 30 obras, vindas de 11 Estados, além do Distrito Federal. Elas serão exibidas conforme a categoria: documentário, experimental, ficção ou animação. A lista das selecionadas pode ser conferida no site do festival.

INOVAÇÕES
Uma das novidades deste ano é a oficina "Educacine", que irá exibir curtas-metragens no Colégio Estadual Castro Alves e Magistério. "A intenção é discutir com os alunos o que é cinema e iniciar um trabalho de formação de público, tão importante para trazer um olhar mais crítico sobre o que assistimos", diz um dos diretores do evento Edson Godinho.

O CineUrge também promoverá nos dias 24 e 25 de setembro, durante o período da tarde, uma oficina de Direção de Arte, que será ministrada pela cineasta Isadora Reimão. O curso é gratuito, e as inscrições estão abertas no site do festival até o dia 21 de setembro.

O evento também promoverá uma roda de discussão sobre a necessidade de implantação de um cinema em Cornélio Procópio. O encontro acontece no dia 24, a partir das 19 horas.

SERVIÇO

- CineUrge – Cinema de Cornélio Procópio
Quando - de 23 a 27 de setembro
Onde - Musicarte (Av. São Paulo, 480)
- Exibição do filme "O Submarino Amarelo"
Quando - 20 de setembro, às 19h
Onde - Praça Botafogo
Rubia Pimenta
Especial para a FOLHA DE LONRINA



UA-102978914-2