[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Londrina Juniors Cup terá tenistas de 19 países

Tradicional torneio internacional infanto-juvenil começa amanhã com a participação de 243 atletas

Renato Chalu/Divulgação
Sobrinho de Fernando Meligeni, Felipe é um dos favoritos na categoria 18 anos
Pelo 29º ano seguido, o Londrina Country Club será palco do Londrina Juniors Cup, um dos mais tradicionais torneios internacionais do tênis infanto-juvenil disputado no Brasil. A competição começa amanhã e se estende até 3 de outubro, e vai reunir 243 tenistas de 19 países.

O torneio londrinense está entre os cinco maiores eventos internacionais desta categoria realizados no país. Os outros são: Banana Bowl, Copa Gerdau, Copa Guga e Bahia Juniors. Denominado de grau 3, vale pontos para o ranking mundial juvenil (ITF), para atletas até 18 anos, e para os rankings nacional (CBT) e sul-americano (Cosat), nas categorias 14 e 16 anos. O torneio terá disputas no individual e duplas, no masculino e feminino.

"O torneio se torna muito atrativo por valer pontos importantes no ranking mundial. Por esta pontuação se torna quase obrigatório jogar em Londrina. É praticamente a última etapa para o tenista que quer se tornar profissional", frisou Marcelo Tebet, da Tebet Danelon, organizadora da competição.

A programação prevê amanhã e no domingo os jogos do qualifying e, a partir de segunda-feira, o início da chave principal. Na categoria 18 anos, apenas quatro passam do classificatório para a chave principal, que terá 32 tenistas. A final está marcada para o sábado, dia 3.

"Como temos uma competição com pontuação G3, são muitas exigências, como árbitros internacionais e ter que bancar alimentação e hospedagem dos atletas da categoria 18 anos", apontou o organizador.

Entre os brasileiros inscritos, destaque para Felipe Meligeni Alves, sobrinho de Fernando Meligeni, 3º no ranking nacional e 169ª no ranking da ITF, e cabeça de chave número 2. Outros nomes também prometem brigar pelo título como o paulista Guilherme Scarpelli (154), o baiano Leonardo Menezes (415) e o brasiliense Rafael Wagner (456). O melhor ranqueado do Londrina Juniors Cup será o argentino Genaro Olivieri, número 154 pela Federação Internacional de Tênis.

Entre as mulheres, Tebet destaca as francesas Emmanuelle Girand e Emma Lene, além da russa Ekaterina Ovcharenko. A única brasileira garantida na chave principal é a mineira Giovanna Caputo, 7ª no ranking nacional e 522º no mundial.

"A Vitoria Okuyama, que é de Arapongas e treina em Londrina, tem condições de fazer um bom campeonato. Ela vem de um título nas duplas em um torneio no Chile e estamos confiantes na sua participação", apontou Tebet. Vitoria ocupa a 39ª posição no ranking da CBT. A melhor ranqueada entre as mulheres é a paraguaia Lara Escauriza, 109 do mundo.

Pelo torneio de Londrina já passaram grandes nomes do tênis internacional, como Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni e os argentinos Guillermo Coria e David Nalbandian. O Londrina Juniors Cup é realizado pela CBT, Federação Paranaense, Tebet Danelon e Londrina Country Club.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2