[Fechar]

Últimas notícias

Atirador do Oregon teria cristãos como alvo

Policiais apuraram que o rapaz de 26 anos identificado como autor dos disparos era uma pessoa reclusa e muito ligada à mãe

Josh Edelson/AFP
Para o xerife John Hanlin, que investiga o caso, é muito cedo para dizer quais eram as motivações do atirador
São Paulo - O autor do ataque a uma escola técnica do Oregon anteontem - identificado como Chris Harper Mercer, 26 anos - tinha como alvo alunos cristãos, segundo o pai de uma sobrevivente. A informação foi divulgada pela CNN ontem.

Antes de ser submetida a uma cirurgia de coluna, Anastasia Boylan teria dito aos pais que Mercer entrou na sala de aula já atirando. Os estudantes então se jogaram no chão. Enquanto recarregava a arma, o atirador ordenou que os alunos se levantassem e perguntou se eles eram cristãos. Segundo Anastasia, ao responderem que sim, ele dizia: "Bom, como você é cristão, verá Deus em um segundo", e os matava.

Anastasia, 18, que foi atingida por um tiro na coluna, fingiu-se de morta e sobreviveu. No entanto, segundo o xerife John Hanlin, que investiga o caso, não chegou ao seu conhecimento nenhuma informação de que o atirador perguntou a religião das suas vítimas. "Ainda é muito cedo para dizer quais eram suas motivações", disse.

PERFIL

Chris Harper Mercer, 26, identificado por fontes policiais como o autor do ataque em que nove pessoas morreram, era uma pessoa reclusa e muito ligado à mãe, segundo o "The New York Times". De acordo com vizinhos ouvidos pelo jornal, Mercer vestia a mesma roupa todos os dias: botas, calças camufladas (de estilo militar) e uma camiseta branca. Há menos de um ano, segundo o "Times", ele vivia com a mãe em um pequeno apartamento na cidade de Torrence. Os seus pais teriam se divorciado em 2006, de acordo com o jornal britânico "The Guardian". Uma página do MySpace identificada como sendo de Mercer mostra uma foto do jovem com um fuzil e dá a entender que ele simpatizava com o grupo católico separatista Exército Republicano Irlandês (IRA).

ARMAS

As 13 armas que foram recuperadas pela polícia e que pertenciam ao atirador foram compradas legalmente, informaram as autoridades ontem. "Até o momento, recuperamos 13 armas. Seis foram recuperadas na escola, sete na residência do atirador", afirmou Celinez Nunez, da agência americana para o Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos. "Todas foram rastreadas até um distribuidor de arma federal", afirmou Celine, em coletiva de imprensa.

A mais nova tragédia ocorrida em um centro de ensino norte-americano deixou o presidente Barack Obama profundamente irritado e ele voltou a defender o controle sobre as armas.
Das agências-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2