[Fechar]

Últimas notícias

Guarda Municipal de Londrina inicia treinamento de terceira turma

Mais 27 profissionais passarão a integrar o efetivo da corporação em 2016

Celso Pacheco
A aula inaugural foi ministrada pelo coordenador estadual do Gaeco, Leonir Batisti
Serão mais de 700 horas de aulas teóricas e práticas até a conclusão do curso de formação da nova turma da Guarda Municipal. Os 27 profissionais convocados pela Secretaria Municipal de Defesa Social farão parte do efetivo que hoje conta com 359 guardas responsáveis por fazer a vigilância de prédios públicos, fiscalizar despejos irregulares de lixo, apurar denúncias de pichações e atender casos em que há o descumprimento de medidas protetivas concedidas com base na Lei Maria da Penha. Esse grupo, no entanto, vai para as ruas apenas em 2016.

A aula inaugural foi ministrada pelo coordenador estadual do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Leonir Batisti. Ele reforçou a importância da atuação dos guardas municipais e da conduta adequada "para o pleno exercício da profissão". "Todos nós, na nossa vida privada, devemos ter a retidão de caráter e de comportamento como norma nossa. Toda corrupção é péssima porque mina e cria a descrença. Acho que o funcionário público, de modo geral, tem ainda mais obrigação. Ele comete o pior crime quando viola esse comportamento e parte para a corrupção", destacou Batisti.

Entre os novos guardas convocados está Ana Paula da Silva, que antes trabalhava no setor administrativo da Prefeitura de Cornélio Procópio. "Sempre me interessei em seguir carreira na área de segurança pública. Agora vou voltar a morar por aqui", contou animada. O colega de turma Edmilson Carlos Vedovato era microempresário em Londrina. Além de se interessar pelo setor de segurança pública, Vedovato também foi atraído pela estabilidade do concurso público. "Teremos muitos desafios na profissão, como em qualquer outra, mas vamos conseguir superar as dificuldades e ter êxito na função", disse confiante.

Quando assumiu a função de secretário Municipal de Defesa Social, o coronel Rubens Guimarães pretendia chegar a um efetivo aproximado de 700 guardas municipais. No entanto, a dificuldade orçamentária e os constantes pedidos de exoneração formalizados por quem passa em outros concursos públicos dificulta o aumento do efetivo. "Começamos com 186 guardas. Fizemos mais uma turma de 200 guardas, uma turma de 50 e agora mais uma turma de 27. Efetivamente, se não tivesse saído ninguém, fora essa turma, nós já teríamos 436. Quer dizer, o esforço foi feito. Nós não vamos chegar aos 700, evidentemente, mas existe sim um avanço no aumento do efetivo para o trabalho", destacou.

Guimarães aguarda a análise de documentos por parte da Polícia Federal para que 120 alunos das turmas que já concluíram o curso de tiro possam atuar armados. O município possui 249 pistolas e 15 revólveres calibre 38 já à disposição da corporação.

CHAMADAS GRATUITAS
Desde a última quinta-feira, a Guarda Municipal pode ser acionada de forma gratuita por meio do telefone 153. O número, antes tarifado como ligação local, agora não tem custos para a população. A GM pode ser acionada em casos de denúncias de pichações, de descumprimento de medidas protetivas ligados a violência doméstica e em ações de despejo irregular de entulhos.
Viviani Costa
Reportagem Local-folha de londrina
UA-102978914-2