[Fechar]

Últimas notícias

Palestinos estão insatisfeitos com negociações com Israel

Palestinos estão insatisfeitos com negociações com Israel

Timothy A. Clary/AFP
Palestinos hastearam ontem pela primeira vez sua bandeira na sede da ONU em Nova York
São Paulo - O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, disse ontem que seu governo não estará mais ligado ao acordo de Oslo, que cria as bases para a criação de um Estado palestino ao lado de Israel. Na Assembleia-Geral da ONU, Abbas disse ter tomado a decisão porque Israel não cumpre com os termos do pacto, assinado em 1993. "Dado isso, não podemos continuar a ser os únicos fiéis a estes acordos", declarou Abbas. "Israel deverá assumir todas as suas responsabilidades como um poder ocupante, porque a atual situação não pode continuar."

Em 22 anos que o documento está em vigor, as duas partes não conseguiram formar o Estado planejado. Enquanto isso, as ações militares continuaram, assim como a expansão dos colônias judaicas em territórios palestinos.

A mensagem reflete a insatisfação dos palestinos com as negociações com Israel, cuja última tentativa foi paralisada em 2014. "Não podemos negociar com um poder que tem este nível de controle e exibe tamanho desprezo pelos direitos e pela existência de nosso povo", comentou.

BANDEIRA

O anúncio foi feito no dia em que os palestinos hastearam pela primeira vez sua bandeira na sede da ONU em Nova York. A ação faz parte da campanha para que consigam o reconhecimento de seu Estado. A Palestina foi reconhecida pela ONU como Estado observador não membro em 29 de novembro de 2012. Assim como na aprovação do status, Israel e Estados Unidos condenaram a cerimônia de hasteamento da bandeira.
Folhapress-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2