[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Pré-candidatos à Fifa passam por avaliação

Pré-candidatos à Fifa passam por avaliação

Valery Hache/AFP
Gianni Infantino (à esq.) e Michel Platini se candidataram a suceder Joseph Blatter no comando da Fifa

São Paulo - Após o fim do período para registro das candidaturas à presidência da Fifa, oito pré-candidatos seguem como possíveis sucessores do suíço Joseph Blatter na chefia da entidade que comanda o futebol mundial. O Comitê Eleitoral da Fifa recebeu até às 23h59 desta segunda, horário de Zurique, os envelopes com as assinaturas de apoio das federações nacionais aos pré-candidatos.
Para terem a sua candidatura confirmada pela Fifa, os aspirantes ao cargo precisaram apresentar cartas de apoio de pelo menos cinco federações nacionais, algo que o brasileiro Zico não conseguiu. Há demora na validação, e no anúncio dos candidatos, por dois motivos: primeiro porque é preciso checar se as assinaturas são verdadeiras. Há candidatos que apresentam bem mais do que as cinco necessárias para conseguir a inscrição. Segundo porque o comitê avalia a "ficha" de cada candidato. Para que suas candidaturas sejam validadas, eles não podem ter qualquer problema no Comitê de Ética da entidade.
O Comitê Eleitoral da Fifa é formado por Claudio Sulser, ex-jogador suíço que hoje preside o Comitê de Ética da Fifa, Fernando Mitjans, argentino do Tribunal de Apelações da Fifa, e Domenico Scala, suíço que é da Comissão de Auditoria da Fifa.
Os pré-candidatos à presidência da Fifa são o suíço Gianni Infantino, o barenita Salman bin Ibrahim Al-Khalifa, o francês Michel Platini, o jordaniano Ali bin al-Hussein, o sul-africano Tokyo Sexwale, o francês Jérôme Champagne, o liberiano Musa Bility e o tobaguiano David Nakhid.
Folhapress-folha de londrina
UA-102978914-2