[Fechar]

Últimas notícias

Famílias são removidas após Tibagi transbordar na região de Londrina

Cinco famílias da vila Frederico Lucarevisk, em Jataizinho (Região Metropolitana de Londrina) foram removidas de suas residências na tarde desta terça-feira (24) por causa da chuva que caiu sobre a cidade entre segunda (25) e a manhã de hoje. De acordo com a Defesa Civil local, foram mais de 95 milímetros, o que levou o Tibagi a transbordar: o rio está a 3,5 metros acima do nível normal.

Parte dos moradores removidos foi encaminhada a um abrigo providenciado pela Defesa Civil. Algumas pessoas preferiram se refugir na casa de familiares. "Seguimos em estado de monitoramento e estamos com barcos posicionados nas proximidades das regiões mais afetadas da cidade. Temos informações de que deve chover mais 100 milímetros entre a noite desta terça e quarta", afirma o secretário-executivo da Defesa Civil de Jataizinho, Rodolfo Brandão. Caso a expectativa se confirme, o município deverá entrar em estado de alerta.



A água também ameaça um conjunto de pelo menos 20 chácaras localizadas às margens do rio Jataizinho, afluente do Tibagi que corta a cidade. A ponte que leva à vila Frederico Lucarevisk está interditada, assim como a rua Paraná, que liga o centro de Jataizinho ao Conjunto Habitacional Octaviano Heraclio Duarte.

A defluência média do Tibagi é de 700 metros cúbicos, mas atualmente o rio está desaguando 1,9 mil metros cúbicos. Além da chuva, o aumento da vazão nas usinas hidrelétricas da Copel, que está quatro vezes maior que o normal, também contribuiu para a cheia.

Tanto a Defesa Civil quanto o Corpo de Bombeiros permanecem acompanhando a situação e auxiliando as famílias afetadas. O telefone para emergências é o 3259-1250.

FONTE - FOLHA DE LONDRINA
Auber Silva - Redação Bonde
UA-102978914-2